Prefeitura de Itaquá aumenta trajeto de linha de ônibus e deve dobrar número de pessoas atendidas

Prefeitura de Itaquá aumenta trajeto de linha de ônibus e deve dobrar número de pessoas atendidas

Prefeitura de Itaquá aumenta trajeto de linha de ônibus e deve dobrar número de pessoas atendidas
Divulgação


A Prefeitura de Itaquaquecetuba anunciou que vai aumentar em cerca de três quilômetros o trajeto da linha TR-26, também chamada “Manoel Feio/Jardim Patrícia”. O itinerário foi criado há cerca de um mês pela Secretaria Municipal de Transportes para atender dois bairros que não contavam com nenhum ônibus. Com a mudança, a Prefeitura vai prestar o serviço em mais dois bairros e espera dobrar o número de passageiros beneficiados – que hoje é de aproximadamente 2,5 mil pessoas por mês.

A TR-26 11,68 foi criada para atender dois bairros do município: o Jardim Califórnia e Jardim Mônica. Dois veículos foram colocados para fazer o itinerário, com cinquenta minutos de intervalo entre um ônibus e outro. Cada um transporta 283 pessoas por dia – ainda não rodam nos fins de semana.

Durante um mês a Secretaria Municipal de Transportes avaliou o desempenho da linha e agora decidiu fazer as mudanças para melhorar a qualidade do serviço. A primeira alteração será o aumento do trajeto. Hoje o ponto final é na rua Coronel Milton Gonçalves, no início do Jardim Patrícia. Ele será transferido para uma rua a ser escolhida no outro lado do bairro. Assim, os ônibus também transportarão passageiros dos bairros Corredor e Vila Maria Augusta.

Divulgação
Essa alteração trará um benefício imediato para alguns passageiros que tinha que pegar dois ônibus para chegar até o Centro. “É uma mudança que vai ajudar na economia de muitas famílias”, disse o secretário de Transportes, Dalton Luiz Dename. Outro benefício será o conforto. Alguns moradores do local chegavam a andar um ou dois quilômetros até o ponto de ônibus mais perto.

O aumento do percurso não vai comprometer o tempo de espera dos passageiros, que hoje é aproximadamente 45 minutos. Isso porque a Prefeitura vai colocar mais dois ônibus na linha.

Especial

A escolha do itinerário da linha TR-26 também procurou atender a necessidade de um passageiro muito especial. Victor Mendes Teixeira, de 12 anos, que mora na rua Havana, no Jardim Mônica. Ela sofre de paralisia cerebral e tem que andar em uma cadeira. Todos os dias a dona de casa Erilene Mendes de Souza, mãe de Victor, andava um quilômetro para ir até o ponto de ônibus e mais um e meio para voltar pra casa.

Cansada da rotina, ela resolveu procurar a Secretaria Municipal de Transporte para expor seu problema. Junto com ela levou um abaixo assinado com mais de 400 adesões. O pedido foi acatado pela secretaria. “Faz cinco anos que moro aqui e nunca me deram uma resposta tão rápida”, afirmou. Depois os estudos de impacto de trânsito e condições das vias, o trajeto foi traçado bem próximo a casa de Victor. “Não podemos passar na rua porque ela não comporta o tamanho do ônibus”, afirmou o secretário. A mãe do menino agradeceu: “Não é meu, mas outras crianças deficientes do bairro e todos beneficiados”.

Fonte: Prefeitura de Itaquaquecetuba - 29/10/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV