Defesa Civil de Poá adquire pluviômetros automáticos
Defesa Civil de Poá adquire pluviômetros automáticos
Equipamentos auxiliar órgão da Secretaria Municipal de Segurança Urbana a monitorar índices de córregos para evitar alagamentos e enchentes na cidade
![]() |
Aparelhos pluviométricos foram instalados no Paço Municipal e vai facilitar trabalho da Defesa Civil no combate a situações de risco (Foto Divulgação) |
A Prefeitura de Poá, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana, foi contemplada, por meio de doação, com três pluviômetros automáticos, cedidos pelo Centro Nacional de Monitoramento de Acidentes e Alertas de Desastres Naturais (CENADEN).
O prefeito de Poá Marcos Borges ressaltou a importância destes equipamentos para a cidade: “Estamos trabalhando para a segurança e o bem estar da população. Tudo que for bom para atingirmos este objetivo será analisado e aplicado. Estes aparelhos são importantes porque nos dão uma dimensão, em tempo real, das chuvas que venham atingir a cidade”, comentou o prefeito Marcos Borges.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Fernando Caldeiras, com os aparelhos será possível medir a quantidade de chuva em tempo real, pois os mesmos são interligados ao CENADEN e, através de satélite, os dados são registrados na hora.
De acordo com Caldeiras, os aparelhos já foram instalados em três locais diferentes: no Paço Municipal; na sede da Secretaria de Segurança Urbana, localizada na Vila Júlia; e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim São José.
Para o secretário municipal de Segurança Urbana, Carlos Setsuo, os aparelhos automáticos vão substituir os antigos que eram manuais. Além, disso, com os dados em tempo real será possível se preparar com maior rapidez para eventuais acidentes naturais, deixando a Defesa Civil mais capacitada para atuar nestas situações.
“Recentemente criamos o Grupo Técnico de Análises de Riscos (GTAR) formado por integrantes de várias secretarias da administração municipal para justamente atuarmos de forma integrada e rápida em situações de precipitações elevadas e que coloquem a vida dos munícipes em risco. Estes equipamentos reforçam as nossas equipes a atuar nestas situações”, frisou o secretário.
Fonte: Prefeitura de Poá - 06/11/2014