Ferraz terá programa Melhor em Casa
Ferraz terá programa Melhor em Casa
![]() |
Foto: Will de Oliver |
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, vai lançar mais um importante programa na área da Saúde, o Melhor em Casa. A iniciativa chega para atender, de forma rápida e funcional, pacientes que têm problemas para se deslocar até as unidades de saúde, mas que já têm condições de serem assistidos em domicílio. A cerimônia será realizada na próxima semana. Ferraz será a segunda cidade do Alto Tietê a contar com o projeto. Na região, apenas Mogi das Cruzes trabalha com o programa, que é custeado pelos municípios em parceria com o governo federal.
Por meio do Melhor em Casa, pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento, ou em situação pós-cirúrgica contarão, de graça, com assistência multiprofissional. Segundo o secretário de Governo de Ferraz, Juracy Ferreira da Silva, o trabalho será destinado a pacientes que estão hospitalizados, mas que já têm condições de receber cuidados em suas moradias. Casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto, por exemplo, se encaixam no programa:
“Pessoas que têm problemas de saúde, mas que já têm condições de sair do hospital e de receber acolhimento domiciliar serão beneficiados com o Melhor em Casa. Estudos indicam que, em ambiente familiar, o paciente se recupera mais rapidamente, por conta do lado humanizado. As equipes do Melhor em Casa são profissionais, contam com médicos, e garantem atendimento adequado. Um parente do paciente também é eleito para ser o ‘cuidador’, ou seja, o responsável em receber todas as orientações necessárias, para que o tratamento seja feito da melhor forma possível”, complementa o gestor.
Silva ainda ressalta que, caso o enfermo precise retornar à internação, terá lugar garantido na unidade hospitalar de referência da cidade - no caso de Ferraz, o Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho”, que funciona na Vila Corrêa, sob tutela do Governo do Estado de São Paulo:
“É uma parceria entre as três esferas, municipal, estadual e federal. Importante dizer, ainda, que, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, estará a postos para os resgates necessários. A princípio, vamos atender aqueles acamados que já estão sendo mapeados pelas equipes do Estratégia da Saúde da Família, o ESF, que começou a funcionar em Ferraz em julho deste ano”, ressalta o titular de Governo local.
A gestão dos trabalhos do Melhor em Casa será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, chefiada pelo médico Luis Claudio da Rocha Guillaumon. Num primeiro momento, Ferraz contará com duas equipes multidisciplinares. Cada uma terá um custo aproximado de R$ 53 mil por mês. O investimento é de responsabilidade da prefeitura em parceria com a União.
Os grupos multidisciplinares serão formados, prioritariamente, por médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem e fisioterapeutas. Outros profissionais também farão parte das equipes do Melhor em Casa, como auxiliares de Enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, cirurgiões-dentistas e psicólogos.
Segundo o prefeito Acir Filló, o programa será um importante “divisor de águas” em Ferraz:
“Este é um trabalho formidável. A assistência do Melhor em Casa, uma vez validada por indicação médica e com consentimento de parentes do enfermo, é feita na residência do paciente. Teremos em Ferraz um atendimento diário, de segunda a segunda-feira. Os pacientes terão visitas regulares das equipes e serão monitorados permanentemente. A frequência de visitas se dará conforme o estado clínico e a avaliação de cada munícipe acolhido pelo programa. É um grande avanço para a nossa cidade”, valoriza o chefe do Poder Executivo ferrazense.
Secom/ Ferraz - 06/11/2014