Atividades encerram projeto sobre cultura afro em Arujá

Atividades encerram projeto sobre cultura afro em Arujá

Atividades encerram projeto sobre cultura afro em Arujá
Divulgação


As Secretarias Municipais de Educação e de Cultura de Arujá convidam o público para o encerramento do projeto de valorização da história e cultura afro-brasileira. A programação, que inicia no dia 17 de novembro, terá atividades especiais em todas as escolas municipais, uma palestra na Câmara Municipal, no dia 19, e exposição no Casarão das Artes, do dia 20 a 28.

De acordo com a diretora pedagógica Elis Ângela Rossi, o projeto, em 2014, iniciou com uma capacitação para 70 professores da rede municipal de educação, que participaram de oito encontros de formação, denominados Encontros com a História e Cultura Afro-Brasileira.

“A partir desta capacitação, os professores aprimoraram a abordagem do tema nas escolas, promovendo atividades diversificadas para que os alunos da educação infantil e do ensino fundamental pudessem interagir e aprender sobre os aspectos culturais africanos”, acrescentou.

O projeto foi idealizado pela Secretaria de Educação, tendo em vista as alterações recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que acrescentaram dois artigos que preveem o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena e a inclusão, no calendário escolar, do dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra.

No próximo dia 17, uma série de eventos culturais acontecerá simultaneamente nas escolas municipais. Já no dia 19, “A diversidade étnica e cultural brasileira e seus significados” será tema da palestra na Câmara Municipal, a partir das 16h30, com os formadores Júlio e Débora D’Zambê. A entrada para a palestra é franca e livre para todos os interessados em fazer uma reflexão multicultural.

Do dia 20 a 28 será promovida a exposição “Semana de Cultura Africana e Afro-Brasileira”, no Casarão das Artes. A atividade, aberta ao público, terá projetos realizados por quase dez mil alunos da rede municipal de ensino.

Fonte: Prefeitura de Arujá - 11/11/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV