Pluviômetro automático ajuda a combater enchentes em Poá

Pluviômetro automático ajuda a combater enchentes em Poá

Cidade já conta com um equipamento. Outros 2 ainda serão instalados.
Aparelho será um aliado contra as enchentes na cidade.


Pluviômetro automático ajuda a combater enchentes em Poá
Equipamento foi instalado em Poá (Foto: Rita Santos / Prefeitura de Poá)


O município de Poá  já conta com um equipamento conhecidos como pluviômetro que vai monitorar o volume de chuva na cidade em tempo real. Segundo a Prefeitura, o equipamento irá alertar em caso de chuvas fortes. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Poá, Fernando Caldeira, outros dois aparelhos ainda serão instalados na cidade. Os pluviômetros foram cedidos após pedidos da Prefeitura ao Centro Nacional de Monitoramento de Acidentes e Alertas de Desastres Naturais (Cenaden), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) do Governo Federal.

"Cidades que têm mapeamento de risco podem fazer a inscrição pedindo os pluviômetros. Eu fiz a solicitação. Fomos contemplados com três. Porém, apenas um já foi instalado lá na Secretaria de Segurança. O local tem de estar seguro porque é um material caro e que pode ser alvo de vandalismo", explica Caldeira.

Segundo ele com os aparelhos será possível medir a quantidade de chuva em tempo real, pois os mesmos são interligados ao Cenaden e, através de satélite, os dados são registrados na hora. De acordo com Caldeira, os outros dois aparelhos serão instalados na Prefeitura e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim São José.

Caldeira diz ainda que a região central de Poá é a que mais sofre com as enchentes. "O problema é que o Córrego Itaim transborda e inunda a cidade. Por isso que está sendo construído o piscinão da Vila Perracine", diz.

Segundo a Prefeitura, o equipamento funciona com energia solar.

O prefeito Marcos Borges ressaltou a importância destes equipamentos para a cidade. “Estamos trabalhando para a segurança e o bem estar da população. Tudo que for bom para atingirmos este objetivo será analisado e aplicado. Estes aparelhos são importantes porque nos dão uma dimensão, em tempo real, das chuvas que venham atingir a cidade”, comentou o prefeito Marcos Borges.

Fonte: G1 - 17/11/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV