Palestra do presidente do Tribunal de Contas reúne prefeitos da região

Palestra do presidente do Tribunal de Contas reúne prefeitos da região

Palestra do presidente do Tribunal de Contas reúne prefeitos da região
Divulgação
A palestra do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo, Edgard Camargo Rodrigues, realizada ontem, na Escola de Governo e Gestão de Mogi das Cruzes, reuniu prefeitos de toda a região.

 O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) assistiu à palestra ao lado do prefeitos de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB), de Arujá, Abel Larini (PR), de Guararema, Adriano Leite (PR), de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló (PSDB), de Itaquá, Mamoru Nakashima (PTN), de Poá, Marcos Borges (PPS) e de Salesópolis, Benedito Rafael (PR). 

"É um prazer e uma honra estar aqui em Mogi das Cruzes, em um espaço tão bonito e moderno como esta Escola de Governo, falando para administradores públicos de toda a região. Venho falar sobre o Tribunal de Contas, que é uma instituição aberta ao público, transparente, que faz a fiscalização dos recursos públicos e desempenha um papel fundamental na sociedade", disse o presidente do Tribunal de Contas para um público formado por servidores municipais, vereadores e secretários.

Tokuzumi afirmou que o evento foi uma ótima iniciativa para manter a proximidade entre o TCE e os municípios. "É muito bom este contato por parte do Tribunal de Contas do Estado com as prefeituras. Foi uma atividade importante que auxilia as administrações municipais na melhor condução possível das contas públicas", frisou. "São muitas normas e regras que precisam ser esclarecidas da melhor forma possível para evitar erros no fechamento das contas".

Borges destacou a importância do alerta dado pelo presidente do TCE em cumprir os investimentos que determinam a Constituição Federal, principalmente nas áreas da Educação e Saúde. "Verificamos que é possível fazer um esforço e atingir a meta de investimento que a lei determina. E vamos seguir trabalhando para atender as demandas do município e cumprir o cronograma", afirmou Borges. "Um evento como este é de extrema importância para que possamos conhecer os limites financeiros do município, além de entender os mecanismos de fiscalização e acompanhamento das contas da cidade pelo Tribunal de Contas do Estado. A palestra foi bem resumida, mas altamente esclarecedora do ponto de vista das finanças das cidades".

Bertaiolli destacou a importância da presença de Rodrigues em Mogi das Cruzes. "Este espaço possui uma estrutura excelente, mas de nada adiantaria isso se a qualidade dos cursos não fosse boa. Estamos investindo e trazendo cursos, aulas e palestras que resultarão na qualificação permanente dos funcionários e, com isso, em uma melhoria contínua na prestação de serviços à população", disse.
Durante a palestra, o presidente do TCE pediu aos governantes do País para que voltassem a discutir o "pacto federativo", para que cidades e Estados possam administrar com mais liberdade os orçamentos provenientes da arrecadação dos impostos.

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo faz a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado de São Paulo e de seus municípios, com exceção da Capital paulista, que possui seu tribunal específico. Além disso, o TCE também faz o acompanhamento e fiscalização de entidades de administração direta ou indireta, bem como de fundações instituídas ou mantidas pelos municípios, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas.

Fonte: Diário de Suzano - 12/11/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV