Cidades do Alto Tietê reforçam ações contra a dengue

Cidades do Alto Tietê reforçam ações contra a dengue

Maioria dos municípios da região registrou aumento de casos neste ano.
Programação faz parte da Semana Estadual de Combate à Dengue.


Reprodução / TV Diário
O número de casos de dengue em Arujá neste ano é dez vezes maior do que o registrado nos 12 meses do ano passado. Em 2013, segundo a Prefeitura de Arujá, foram 15 casos, contra 150 neste ano, registrados até agora. A maioria dos casos são autóctones, ou seja, foram contraídos no território do município.

Para tentar diminuir a incidência da doença as ações de prevenção e combate foram direcionadas nos bairros com maior número de casos. As ações fazem parte da Semana Estadual de Combate à Dengue. Durante este período, a meta da Secretaria de Saúde de Arujá é visitar 6 mil casas dos bairros Pinheiro e Mirante onde aconteceram a maioria dos casos.

Em 2013, o município registrou 15 casos, sendo 2 autóctones. Já neste ano, o número já saltou para 150, sendo 108 contraídos no município. De porta em porta, os agentes de saúde visitam as casas e orientam os moradores. “Uma vizinha pegou dengue no ano passado, mas agora aqui está tudo bem”, disse a dona de casa Maria do Socorro.

Em uma das residências, os fiscais encontraram várias embalagens vazias que podem acumular água parada e servir de berçário para o mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. O caminhão da Prefeitura recolhe os materiais, como garrafas, caixas e objetos que podem oferecer risco. O empresário Paulo Vitor da Silva aproveitou para jogar muita coisa fora. “Tem recicláveis que não temos tempo para dar fim, e essa ação acaba ajudando no descarte correto”. Em Arujá, o telefone para informações sobre o trabalho preventivo é o 0800 - 778-8882.

Região

Em Suzano, o número de casos confirmados neste ano chega a 50, índice maior do que o registrado nos 12 meses do ano passado, quando foram identificados 18 casos. O número de casos contraídos no território do município também aumentou de 2, no passado, para 12 neste ano. “Aconteceu uma pressão de grandes municípios da Grande São Paulo, como Guarulhos e a própria Capital. Então, muitos casos que aconteceram nestas cidades, impactam nos municípios vizinhos”, explicou Gersio Suguimoto, coordenador do da Zoonose de Suzano.

Nesta semana de combate à doença, a cidade vai intensificar visitas em pontos estratégicos. “São bairros que fazem divisa com estes municípios que registraram aumento. Também conversaremos com imobiliárias para entrar em casas que estão desocupadas, além de levar para as escolas palestras sobre a prevenção da dengue”, detalhou. Em Suzano, informações sobre as ações e dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 4741-8705.

Em Poá, a Secretaria de Saúde realiza ações de orientação na Praça da Bíblia, no centro. Já em Ferraz de Vasconcelos, cidade que registrou 55 casos de dengue, os agentes fazem visitas em vários bairros e na Praça da Independência, onde tem um pedágio contra a dengue. Na cidade, em 2014, foram registrados 55 casos da doença, 39 deles autóctones. Já no ano passado, o município teve apenas 3 registros da doença, todos importados.

Em Itaquaquecetuba nesse ano já foram registrados 111 casos (102 autóctones), contra 69 casos no ano passado. A cidade de Santa Isabel já soma 32 casos, sendo 31 deles contraídos no município, contra 3 casos importados registrados ao longo do ano passado. Em Mogi das Cruzes foram registrados 90 casos neste ano, contra 27 em 2013.

As cidades de Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema e Poá, não informaram o número de casos.

Fonte: G1 - 18/11/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV