Prefeitura de Mogi divulga balanço da Campanha Outubro Rosa e ações do Novembro Azul
Prefeitura de Mogi divulga balanço da Campanha Outubro Rosa e ações do Novembro Azul
![]() |
Durante a coletiva, também foram apresentadas as camisetas “Sorria pela Vida”, que remetem às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul / Foto: Divulgação |
O balanço foi apresentado nesta segunda-feira (03/11) pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, e pelo secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis. “Outro dado importante se refere à redução do número de óbitos por câncer de mama entre pacientes mogianas. Segundo o Datasus, foram registrados 41 óbitos em 2012 e 31 em 2013. Neste ano, até o mês de agosto, foram 20 óbitos”, afirmou Cusatis.
Segundo ele, a redução está diretamente ligada à facilidade de acesso aos exames de mamografia na cidade, procedimento que permite o diagnóstico precoce da doença. “O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Até 2009, o município contava com apenas um aparelho de mamografia, instalado no Hospital Luzia de Pinho Melo. Agora são quatro aparelhos (além do Luzia, há mamógrafos também na Unica, Pró-Mulher e Ame), número superior ao que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de um aparelho de mamografia para cada 250 mil habitantes”, informa o secretário.
Durante a coletiva, também foram apresentadas as camisetas “Sorria pela Vida”. “As camisetas reúnem as duas campanhas, Outubro Rosa e Novembro Azul, e estão sendo vendidas para colaborarmos com as entidades que prestam atendimento para pacientes com câncer na cidade”, explicou Mara. As camisetas estão disponíveis na sede do Fundo Social de Solidariedade e o preço é R$ 30,00 cada.
A Campanha Novembro Azul começou nesta segunda-feira (03/11). Durante todo o mês de novembro serão realizadas coletas de PSA (exame de sangue) para homens de 45 a 70 anos nas unidades de saúde, bastando ligar para a Central de Agendamento do SIS – Sistema Integrado de Saúde, pelo telefone 0800-770-5585. Assim como ocorre na Campanha Outubro Rosa, os exames alterados serão encaminhados para consulta com especialista na área. “Atualmente temos urologista na Unica, Ame e Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, o que garante vagas suficientes para os atendimentos necessários”, acrescenta Cusatis.
Secom/ Mogi - 04/11/2014