Mamografia digital já está funcionando em Ferraz

Mamografia digital já está funcionando em Ferraz

Mamografia digital já está funcionando em Ferraz
Foto: Verônica Ribeiro


A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos está oferecendo à população, de forma gratuita, mamografia digitalizada. O serviço está disponível no Mais Mulher – Centro Especializado na Saúde da Mulher, que funciona no cruzamento das ruas Marechal Candido Rondon e América, no Sítio Paredão. Os atendimentos tiveram início na última semana. A expectativa do governo do prefeito Acir Filló é acolher, num primeiro momento, a demanda reprimida existente no município.

O atendimento para as análises digitalizadas que detectam alterações no tecido mamário, inclusive, o câncer de mama, está sendo feito no Mais Mulher, a partir de encaminhamento feitos pelas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Ferraz, conforme detalha a secretária-adjunta de Saúde, a advogada Tânia Mara Porfírio Faria Silva Santos:

“Todos os acolhimentos feitos no Mais Mulher funcionam desta forma, ou seja, primeiro a paciente precisa passar pelo posto de saúde. Se na unidade o médico perceber que é necessário atendimento e exames específicos que o Mais Mulher oferece, a paciente, então, é encaminhada para o local. Com a mamografia digital é a mesma coisa. Aquelas mulheres que precisam deste tipo de análise são encaminhadas”, complementa a gestora.

Tânia explica que, até então, o exame oferecido na rede básica de saúde de Ferraz era analógico. Agora, com o tipo digital, o procedimento é realizado por meio de um aparelho denominado cassete. A máquina é dotada de um chip de memória embutido capaz de captar e armazenar dados em seu terminal de identificação com mais precisão e resolutividade:

Mamografia digital já está funcionando em Ferraz
Foto: Verônica Ribeiro


“A identificação é feita por meio de radiação, a exemplo do método analógico. Porém, agora, contamos com o auxílio de uma antena na parte interna do cassete, que permite, entre outros benefícios, que os dados do paciente e das imagens fiquem vinculados desde o início do procedimento, que é eletrônico. Graças a uma combinação única de funcionalidades, os cassetes oferecem maior sensibilidade e definição. Com essa tecnologia, temos imagens e diagnósticos mais precisos”, observa.

Ainda sobre as vantagens do novo equipamento adquirido pela rede básica de saúde de Ferraz, a diminuição da fila de espera entusiasma o chefe do Poder Executivo:

“Na prática, esperamos diminuir a demanda reprimida, que é de seis meses, para mulheres abaixo de 60 anos, e de três meses, para pacientes da melhor idade. Nosso objetivo é acabar com a demanda reprimida e tornar esse chamamento automático, ou seja, assim que o médico fizer o pedido do exame, queremos atender a paciente no Mais Mulher de maneira imediata”, torce Filló.

A técnica de Radiologia Célia Aparecida de Moraes Martins acredita que a qualidade da imagem digital minimiza as chances de o médico solicitar repetição de exame:

“O procedimento digital tira todas as dúvidas. Antes, com o equipamento analógico, alguns exames eram feitos novamente, pois geravam dúvidas no médico, justamente pelo fato de as imagens não serem nítidas o suficiente. Para nós, que operamos a máquina, e para os pacientes, o processo se tornou ainda mais rápido e com melhor diagnóstico. Isso é muito importante para o tratamento precoce. O câncer de mama, por exemplo, quanto antes for diagnosticado, maior a probabilidade de cura”.

Secom/ ferraz - 04/11/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV