Estado solicita ações de combate à dengue. Região tem 5,6 mil casos
Estado solicita ações de combate à dengue. Região tem 5,6 mil casos
Divulgação |
Em todas as cidades do Estado foram 179.510 casos autóctones de dengue. O balanço indica queda de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 200.805 casos.
Além do balanço das notificações, a secretaria estadual frisou que sete cidades da região estão “em fase inicial de transmissão da dengue”. São elas: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Santa Isabel.
O evento denominado "Novos e velhos desafios: o Estado de São Paulo prepara ações para o enfrentamento da dengue e chikungunya" está programado para acontecer entre 11 e 13 horas. A intenção é abordar ações de prevenção e combate a ambas as doenças, estreitar a articulação entre os órgãos envolvidos e pactuar ações relevantes para a proteção da população paulista. Na ocasião, representantes estaduais e federais apresentarão panoramas de ambas as doenças em São Paulo, no Brasil e no mundo.
Gestores das 645 cidades paulistas foram convidados e é fundamental que todos compareçam - sobretudo representantes dos 281 municípios que estão nas fases iniciais e/ou de alerta para transmissão da dengue.
No encerramento do evento, será lançada a Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue, prevista para ocorrer entre os dias 17 e 24 deste mês.
A intenção é que, durante sete dias, as prefeituras paulistas executem ações pré-definidas para combate à dengue. Essas medidas serão definidas por cada município, conforme as características locais, e podem incluir divulgação de informações sobre sinais e sintomas da doença, mobilização para combate a criadouros, palestras, entre outras atividades que envolvam a população.
"Queremos compartilhar conhecimentos, experiências e criar medidas em conjunto com todos os gestores de saúde de São Paulo. Assim, podemos definir, em conjunto, ações de combate e conscientização, tendo em vista a saúde da população paulista", destaca o secretário de Estado da Saúde, David Uip.
Fonte: Diário de Suzano - 12/11/2014