Busca ativa à tuberculose vai até dia 15 em Arujá

Busca ativa à tuberculose vai até dia 15 em Arujá

Busca ativa à tuberculose vai até dia 15 em Arujá
Divulgação
Até 15 de novembro a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma campanha de busca ativa nas unidades de atendimento com o objetivo de identificar possíveis casos de tuberculose. A atividade acontece por meio de questionário e coleta de exames. O tratamento, se diagnosticada a doença, é gratuito.

A busca ativa é feita por enfermeiros de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, a partir da abordagem aos arujaenses que, independentemente do motivo, vão às unidades de saúde. No caso do exame (coleta de escarro), a análise é feita por laboratório.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch). Geralmente, ela acomete os pulmões, podendo também atingir rins, fígado e outras áreas do organismo.

A transmissão ocorre pelo ar (tosse, espirro ou fala) e os sintomas são tosse com ou sem escarro, falta de apetite, perda de peso, cansaço, febre baixa (geralmente à tarde), suor noturno, expectoração com sangue e dor no peito.

Tratamento

Quando diagnosticada a tuberculose, o paciente é tratado pela própria rede pública e o medicamento é fornecido gratuitamente pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose. O tratamento leva em média seis meses.

Confira as unidades de saúde que participam da campanha:

Unidade
Endereço
CS II
Avenida dos Expedicionários, nº1255, Centro
UBS II Barreto
Rua Pedro Severino Martins, nº 231, Barreto
UBS III Jd. Emília
Rua Oscar Schiavon, nº 390, Jardim Emília
UBS V Mirante
Estrada do Kondo, nº 712, Jardim Pinheiro
UBS VI Nova Arujá
Avenida São Lucas, nº 310, Nova Arujá
UBS VII Jd. Real
Rua São Paulo, nº 675, Jardim Real
CAPS
Rua Wanderley Nasser, nº114, Center Ville
CEM
Rua Marechal Castelo Branco, nº 211, Jd. Rincão



__

Fonte: Prefeitura de Arujá - 06/11/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV