Projeto Faço Parte 2015 tem início em Ferraz

Projeto Faço Parte 2015 tem início em Ferraz

Projeto Faço Parte 2015 tem início em Ferraz
Primeiro encontro da nova temporada da formação pedagógica foi destinado a merendeiros e inspetores de alunos da rede básica de ensino, entre escolas gerenciadas pelo município e unidades subvencionadas; na quinta e na sexta-feira (26 e 27 de fevereiro), capacitação reuniu mais de 200 profissionais / Foto: Veronica Ribeiro


A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos optou em estender, a partir deste ano, as formações pedagógicas oferecidas por meio do projeto Faço Parte a todos os funcionários da rede básica de ensino, entre escolas gerenciadas pelo governo do prefeito Acir Filló e unidades subvencionadas. Ao todo, mil colaboradores vinculados à Secretaria Municipal de Educação e que atuam em diferentes setores serão contemplados com capacitações específicas, de acordo com suas atribuições.

Na quinta e na sexta-feira (26 e 27 de fevereiro), mais de 200 funcionários da rede municipal de ensino, entre merendeiros escolares e inspetores de alunos, participaram do primeiro encontro da nova temporada do Faço Parte. Abrigados no Anfiteatro do Palácio da Uva Itália (rua Pedro Foschini, 200, Vila Romanópolis), nos períodos manhã e tarde, os trabalhos tiveram como temática Acolhimento e Apresentação.

O objetivo central do programa é transmitir aos funcionários da rede municipal que trabalham com a primeira idade informações técnicas e pedagógicas relacionadas às necessidades do público infantil no âmbito escolar, bem como sobre as fases e os estímulos das crianças da rede básica. Lançado em dezembro de 2013, o Faço Parte, até então, contemplou auxiliares de creche, conforme explica a chefe da Educação ferrazense, a professora Denize Ribeiro:

“Os merendeiros e inspetores, agora, são beneficiados pelo Faço Parte, o que é superimportante, porque o trabalho que eles desenvolvem é fundamental e necessita de atenção e de aprimoramento. Nas exposições realizadas na semana passada, muitas orientações foram passadas aos profissionais que atuam nas 45 escolas do município. A supervisão do projeto continua com Luciene Tomaz. Já a coordenação pedagógica é de Elaine Sampaio. Juntas, essas duas educadoras estão transformando a forma como ensinamos nossas crianças, e como elas são tratadas enquanto estão sob os cuidados do município”, complementa Denize.

Na primeira aula do Faço Parte de 2015 não faltaram dinâmicas e vídeos motivacionais. Os facilitadores ainda falaram sobre direitos e deveres dos profissionais que atuam em instituições de ensino, e uma aula de ginástica laboral foi ministrada ao público presente:

“Nossa intenção foi reiterar a importância da saúde dos funcionários e a criação de hábitos saudáveis e de exercícios físicos. É importante que os profissionais tenham isso em mente, para poderem passar, também, para suas crianças e conservarem o bem-estar, para trabalhar com qualidade e segurança. Tanto que, o próximo encontro do Faço Parte terá a saúde do servidor como temática central”, confirma Luciene.

De acordo com Marlene Drulis de Oliveira, secretária-adjunta de Educação, a agenda está marcada para abril:

“No mês que vem, vamos dar continuidade à temporada de 2015. Acredito que neste ano vamos ter o mesmo sucesso que conquistamos em 2014, quando certificamos mais de 300 profissionais da Educação. Tenho total convicção que, uma vez mais, vamos oferecer à categoria diretrizes quanto à forma que deve lidar, no dia a dia, com as crianças, sobretudo no que reside os eixos Cuidar e Educar”, argumenta a gestora.

Publicado em 04/03/15
Fonte: Secom/ Ferraz

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV