Alto Tietê tem mais de 37% da população sem o fundamental

Suzano possui 36,2% da população sem concluir o ensino básico e apenas 25,3% finalizaram o ensino médio

A região do Alto Tietê possui 543 mil pessoas que não possuem o ensino fundamental completo, ou que nunca ingressaram em uma escola, segundo dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse número representa 37,4% de toda a população da região, hoje com 1,4 milhão. Já para os que concluíram o ensino médio, o número chega a 343 mil, ou seja, 23,6% de habitantes.
A quantidade de pessoas com curso superior é de 84 mil, 10 mil a mais do que toda a população de Arujá, mas apenas 5,81% de toda a população do Alto Tietê.

Os números ficam mais preocupantes quando as cidades são analisadas separadamente e Biritiba Mirim e Itaquaquecetuba estão no topo dessa lista.

Biritiba é destaque por ter 46,6% dos habitantes sem ter concluído o ensino fundamental, conhecido também como o antigo primário. Os que concluíram o ensino médio, o segundo grau, somam 20,1%, enquanto o número de pessoas com ensino superior chega a 2,97%.

Os dois últimos quesitos só não são piores do que Itaquá. O IBGE revela que o município possui apenas 2,28% de cidadãos com diploma universitário, enquanto 19,8% receberam o certificado de conclusão do ensino médio.

Melhores resultados
Mogi e Poá são as cidades com os melhores índices. Os mogianos estão na frente quando o assunto é ensino superior, com 10,3% dos habitantes graduados.

Poá está na frente quando o assunto é a quantidade de pessoas com o ensino médio completo, com quase um terço de toda a população, 30,8%. A cidade possui o menor percentual de pessoas sem o ensino fundamental, 32,6%, quase equivalente com o percentual de formados no antigo segundo grau.

Arujá também apresenta um resultado interessante em relação ao ensino superior, 7,27%. É a segunda melhor média em toda a região. Mas quando o foco é o antigo secundário, os arujaenses se enquadram na média do Alto Tietê, 23,9%.

Suzano ocupa uma posição intermediária. Enquanto 36,2% não concluíram o ensino fundamental, 25,3% conseguiram receber o canudo do ensino médio. Quando assunto são os cursos de nível superior a cidade fica na média regional, 5,21%.

Fábio Miranda
Da Região


                        Divulgação
Educação: Região deve tomar medidas urgentes para que o nível 
da escolaridade no Alto Tietê melhore nos próximos anos

30/06/12 - 01Hh50 - Fonte: DIÁRIO DO ALTO TIETÊ


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV