Poá: Obra do ESF do Jardim Santa Helena começa segunda-feira, dia 02

Nesta segunda-feira, dia 02, terá início a obra do posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF), do Jardim Santa Helena. Segundo informações da Secretaria de Obras, a previsão inicial é de que a unidade fique pronta em seis meses e, assim que estiver funcionando, o número de consultas médicas e de enfermagem, devem chegar a 600 por mês.

De acordo com o projeto da nova unidade de saúde, que será erguida na Rua Mem de Sá, o local terá uma estrutura moderna, que conta com consultórios; sala de vacina; sanitários comuns e para pessoas com necessidades especiais; sala de ginecologia; sala de inalação; sala de aplicação de medicamento e curativo; sala de triagem; farmácia, sala de esterilização; sala de utilidades; odontologia, sala de espera; administração; copa e estacionamento.

O projeto da obra indica que o prédio terá uma área de 197 metros quadrados (m2) de construção, em um terreno de 375 m2. De acordo com o diretor da Secretaria de Obras, Ivan Machado, a obra está orçada em pouco mais de R$ 554 mil. “A construção começa no dia 02, como previsto. O posto vai seguir padrões modernos, de algumas unidades de saúde que foram e estão sendo construídas no município”, disse.

O posto de ESF, conforme explicou a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Silmara Fernandes, proporciona um atendimento diferenciado das demais Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ela salientou que a diferença, está nas visitas domiciliares que os profissionais de saúde que atuam nas unidades de Estratégia de Saúde da Família, fazem aos pacientes.

“É um programa que estabelece laços com a comunidade, pois além das visitas, é feito um forte trabalho de promoção e prevenção e também conta com grupos educativos. Vale ressaltar que temos ainda uma equipe de odontologia”, comentou Silmara.

A coordenadora de Atenção Básica também estimou que fora as 600 consultas médicas e de enfermagem, devem ser contabilizadas 256 consultas feitas pelo dentista e mais oito domiciliares, durante o mês. A enfermagem e o médico, cada um, devem fazer 48 visitas domiciliares, mensalmente. A Secretaria de Saúde informou também que o ESF, antes era chamado de PSF – Programa de Saúde da Família.

MAQUETE ELETRÔNICA
A projeção mostra como será o novo ESF do Jardim Santa Helena

30/06/12 - 02h20 - Fonte: SECOM POÁ
Secretaria de Saúde

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV