Poá abre as escolas para a comunidade
O projeto, que já foi sancionado, prevê que a comunidade local utilize as dependências das escolas municipais para eventos culturais e esportivos
A Prefeitura de Poá promulgou o projeto de lei de autoria da vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB) que autoriza a comunidade local a usar o espaço físico das Escolas Municipais de Educação Básica com o objetivo de garantir a relação escola-comunidade durante os finais de semana e feriados.O projeto tem como finalidade estreitar a relação da comunidade com as instituições de ensino da rede municipal. Para tanto, as unidades poderão ser utilizadas pela população em dias em que não há aula para a realização de atividades que incentivem a cultura, o entretenimento e a cidadania. A iniciativa é semelhante ao programa do governo do Estado "Escola da Família", porém, ao invés de as atividades serem feitas nas unidades da rede estadual, elas são desenvolvidas em escolas municipais.
O Poder Executivo tem até 90 dias para regulamentar através de Decreto as regras para o uso do espaço físico das Emebs. As despesas decorrentes da execução da legislação correrão das dotações do orçamento municipal vigente.
De acordo com parlamentar e propositora da lei, Jeruza Reis, é um desperdício não usufruir da estrutura de algumas instituições de ensino de Poá também aos fins de semana e aos feriados. Para a vereadora, "de tão primorosos", os prédios não devem ser utilizados unicamente pela comunidade escolar em dias úteis: "Acredito que quem mora no entorno destas unidades se sentirá privilegiado", explicou. "Seria injusto cercear o uso de espaços tão grandiosos meramente para comunidade escolar, sendo que o mesmo pode ser utilizado de forma mais ampla, com a possibilidade de abrigar diversas e importantes atividades que explorem e incentivem a cultura de paz, a cidadania, o entretenimento e a integração da população com o universo educacional subsidiado pelo município", concluiu.
De Poá
Para todos: Lei vai permitir que a comunidade local utilize as
dependências das Emebs
Noticias
29/06/2012 - 00h:00
Educação
Fonte: DIÁRIO DO ALTO TIETÊ