Prefeitura de Mogi entrega 31ª creche e escola no Parque Residencial Itapety.
REGIÃO:
Na tarde desta segunda-feira (11/06) foi entregue a maior unidade do Programa de Expansão de Creches de Mogi das Cruzes: a Escola Municipal Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo, no Parque Residencial Itapeti, com capacidade para 550 alunos. Esta é a 31ª unidade do programa e reúne em um mesmo espaço atendimento à educação infantil e ao ensino fundamental. O prefeito Marco Bertaiolli e autoridades municipais prestigiaram a inauguração, que contou com uma homenagem à patronesse pela sua contribuição à educação mogiana no período em que atuou na administração municipal.A comunidade compareceu em peso à entrega da unidade. A escola atende a uma reivindicação dos moradores do bairro que tinham que atravessar a Mogi-Dutra para levar os seus filhos à escola. “Tiramos as crianças da travessia da rodovia. A partir de agora, elas terão toda a educação, da creche ao 5º ano no próprio bairro”, explicou o prefeito. Além da escola, o bairro tem recebido investimentos na rede de água e coleta de esgotos, além de asfalto.
A nova escola conta as mesmas instalações das 30 creches já entregues, como salas de atividades, berçário e pátio coberto, mas diferencia-se por contar com sala de informática e biblioteca multimídia (Cedic), além das salas de aula para o ensino fundamental. Serão atendidos 110 alunos de quatro meses a cinco anos em período integral e 440 alunos no ensino fundamental (1º ao 5º ano).
A creche e escola municipal faz parte do programa, que entregará até o aniversário de Mogi em setembro, 40 novas creches. “É um compromisso que assumimos com a população mogiana e estamos cumprindo com muito esforço e planejamento”, ressaltou Bertaiolli. Na unidade foram investidos R$ 2.648.862,70 na obra, o terreno já estava desapropriado. A partir de julho, a unidade terá ainda uma horta educativa, por meio de um projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento em parceria com Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes.
A localização da escola chamou a atenção do público e das autoridades. “É um local privilegiado, daqui podemos ver o grande patrimônio da Mogi das Cruzes, a Serra do Itapeti e também a grandiosidade de nossa cidade”, comentou o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira, que também lembrou que a educação é uma prioridade para a administração municipal. “É educando as crianças que vamos construir uma cidade mais profícua”, completou. Secretários municipais e vereadores também prestigiaram o evento.
Homenagem a uma grande educadora
A unidade recebeu o nome da professora Maria Eugênia Fochi de Araújo, diretora do Departamento de Educação da Prefeitura de Mogi das Cruzes por aproximadamente sete anos. A educadora foi responsável por grandes mudanças na educação mogiana, como a organização curricular da educação infantil e formações para os educadores. “Hoje temos várias razões para esta inauguração ser especial. É nossa maior unidade do programa, que atende um pedido de anos dos moradores e temos a honra de homenagear Maria Eugênia, uma grande educadora que marcou a história da rede municipal mogiana”, disse a secretária municipal de educação Maria Geny Borges Avila Horle.
Para homenagear a educadora, os alunos da escola cantaram a música “Leãozinho”, de Caetano Veloso, seu compositor favorito. A emoção também tomou conta do público com o discurso de seu primo Ricardo Augusto Rodrigues Alves. “Nos 28 anos, que minha prima, que também era uma grande amiga minha, morou em Mogi ela criou raízes com amigos e parentes. Ela sempre encarou os desafios da vida”, disse.
Educadores já aposentados e muitos que ainda estão nas escolas fizeram questão de prestigiar a inauguração e foram representados por Anne Ivanovici, diretora da Escola Municipal Prof. Benedito Estelita de Mello, no Socorro. “Meus 29 anos de magistério são fruto do crédito que a Maria Eugênia depositou em mim e em muitas de nós que estão aqui hoje. Com ela aprendi a trabalhar e não aceitar o pouco na aprendizagem dos alunos”, comentou emocionada. (KCB)
Ney Sarmento
A comunidade compareceu em peso à inauguração da 31ª creche, que
atenderá 550 alunos da educação infantil ao 5º ano do ensino Fundamental.
NOTÍCIAS
13/06/2012 - 17:39h
EDUCAÇÃO
Fonte: Secom-Mogi