Região tem 53 candidatos a prefeito disputando mais de 1 milhão de votos
REGIÃO
Ao menos 53 candidatos às prefeituras das dez cidades do Alto Tietê devem disputar 1.038.616 votos nas eleições deste ano. Esse é, por enquanto, o balanço de prefeituráveis disponibilizado pelos diretórios municipais dos partidos políticos.Até outubro a quantidade pode aumentar ou diminuir. Isso porque, além desta quinta-feira ser o último dia para o registro de candidaturas nos cartórios eleitorais, no decorrer do mês até agosto seus respectivos juizados vão verificar a legalidade das candidaturas. Em 2008, 43 candidatos concorreram ao pleito.
O ex-prefeito de Poá, Roberto Marques pretende sair candidato na cidade pelo DEM. No entanto, ele é, até então, considerado "ficha suja" por improbidade administrativa. No início do ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) validou a Lei Ficha Limpa. Conforme a legislação prevê, a partir das eleições deste ano, não poderão se candidatar políticos condenados por órgãos judiciais colegiados por uma série de crimes. O DS tentou, mas não conseguiu contatar ele ontem para comentar o fato.
Até ontem, entre as nove cidades da região (leia sobre Suzano na página 5, do 1º Caderno) Poá contabilizava o maior número de candidatos a prefeito, com oito no total. No entanto, dentre eles, apenas três já haviam definido até ontem seus candidatos a vice-prefeito. No final da eleição 2008, a cidade tinha cinco candidatos à Prefeitura.
Já Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes são, por enquanto, as que possuem seis prefeituráveis cada. No último pleito elas tiveram seis e cinco candidatos disputando o cargo majoritário, respectivamente. Arujá, Ferraz de Vasconcelos e Salesópolis contabilizam cinco candidatos. Biritiba Mirim e Santa Isabel são as únicas que tem quatro nomes cada disputando os cargos de prefeito.
Não muito diferente do que ocorreu nas Eleições 2008, Guararema aparece com apenas dois candidatos. Sendo que um deles é o atual prefeito, Marcio Alvino (PR).
Por falar em reeleição, em seis das nove cidades da região apontadas os cargos majoritários são disputados por seus atuais administradores: Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Mogi das Cruzes, Poá e Salesópolis. Eles, por sua vez, devem deixar os cargos até o final desta semana, três meses antes do pleito, conforme determinação pela Justiça Eleitoral. Fonte: Diário de Suzano ed.: 9244 - 03 de julho de 2012