Voo de ultraleve termina em trágédia em Biritiba
Fatalidade:
O mecânico de aviação Marcelo Sales Barreto, de 34 anos, morreu na tarde de ontem em um acidente com uma aeronave ultraleve modelo Trike, uma espécie de asa-delta motorizada. A fatalidade ocorreu em uma área próxima ao Aeroclube de Biritiba Mirim. Moradores da região tentaram resgatar o mogiano, mas não tiveram sucesso. O piloto morreu carbonizado.O acidente ocorreu por volta das 17 horas de ontem, próximo à rodovia Mogi-Salesópolis (SP-88), no bairro Irohy. Segundo o DAT apurou, Barreto tinha acabado de levantar voo da pista que fica no interior do Aeroclube de Biritiba, quando bateu em várias árvores de eucalipto, que ficam dentro de um sítio conhecido como Fazenda Irohy. "Algumas testemunhas contaram que assim que o piloto levantou voo, ao invés de fazer a conversão para a direta, teria virado para a esquerda. Foi nesse momento que ele acabou atingindo as árvores", contou o soldado Rodrigo.
No momento da colisão, alguns agricultores do sítio correram para tentar resgatar a vítima, mas não tiveram sucesso. "Eles usaram extintores de incêndio e até a mangueira de irrigação da plantação, mas não deu certo", contou o policial.
Com o impacto nas árvores, a asa-delta motorizada pegou fogo e o mecânico teve o corpo carbonizado. A forma exata como o acidente ocorreu será investigada pela Polícia Civil. Barreto trabalhava com aviões e, segundo a polícia, tinha experiência em voos com esse tipo de aeronave.
Histórico
Os últimos acidentes aéreos do Alto Tietê tinham sido registrados em 2009. Em janeiro um monomotor caiu na pista de aeromodelismo na Estrada das Varinhas, em Jundiapeba. O piloto Laert Silva Gouvêa, 51, sofreu apenas ferimentos leves. Sete meses depois duas pessoas ficaram feridas com a queda de um ultraleve que tinha saído do Aeroclube de Biritiba Mirim para um voo desportivo. O piloto Cláudio Cabral, 57, e o filho dele, Alecsandro Cabral, 26, tiveram problemas mecânicos com a aeronave e tiveram que fazer um pouso forçado em uma área descampada no interior da empresa NGK, no Cocuera.
De Biritiba
Erro de manobra: Testemunhas disseram que conversão errada
fez piloto bater nas árvores ( Foto: Erick Paiatto)
Fonte: Diário do Alto Tietê
25/07/2012