Pais participam de campanha para atualizar vacinas
Saúde:
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou ontem a megacampanha de vacinação na cidade. O objetivo maior é a atualização das cadernetas de vacinação, prevenindo e controlando o surgimento de doenças. As crianças, de zero a 5 anos, podem tomar qualquer dose que esteja defasada até o próximo dia 24. Por conta disso, os pais aproveitaram para levar os filhos e atualizar suas cadernetas de vacinação. A novidade é a introdução de duas novas vacinas: a VIP, contra poliomielite, e a pentavalente."O objetivo é a atualização das carteirinhas das crianças para evitar a defasagem. No município não temos este problemas, mas queremos homogeneizar a situação por região", explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Suzano, Megume Takahashi. A intenção é ter uma cobertura vacinal no País inteiro.
Segundo ela, o município não tem atrasos nas vacinas porque os bairros, principalmente os atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde Família (UBSF), visitam as famílias em suas residências, mantendo o controle das cadernetas.
Sem metas estabelecidas, o balanço será divulgado no final da campanha. "É mais um trabalho preventivo de acompanhamento das cadernetas, além da multivacinação. Eventualmente, há necessidade de aplicar doses em atraso ou quem está na época de receber a vacina. Quem não veio hoje (ontem), pode comparecer até o dia 24", completou. As doses podem ser tomadas em qualquer unidade de saúde.
Segundo a coordenadora, tem duas novidades. "Há duas novas vacinas. Uma a inativada contra poliomielite, a VIP, e a pentavalente em substituição a tetravalente", adiantou. Esta última passa a imunizar o tétano, difteria, coqueluche, meningite e agora também a hepatite B. "Antes a hepatite B era dada separadamente", esclareceu.
A VIP é somente para crianças com dois meses, que vão iniciar a imunização contra a poliomielite. "Quem começou com a gotinha continua com a gotinha. A mudança é uma recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) visando manter a erradicação da doença sob controle", explica. Além das vacinas já citadas, as crianças podem receber ainda as contra sarampo, caxumba, rubéola, rotavírus (diarréia), meningocócica C e pneumocócica 10-valente.
A orientação da coordenadora aos pais ou responsáveis é que levem as carteirinhas de vacinação dos filhos. Sem o documento, as doses não serão aplicadas. Quem perdeu a carteirinha, deverá se dirigir a unidade de saúde de origem (onde a criança recebe as vacinas) para solicitar a segunda via.
PAIS Muitas famílias compareceram ontem para verificar a necessidade ou não de tomar a dose necessária para manter a carteirinha em dia. A mãe Ester Rodrigues Alves levou a pequena Paloma, de dois meses, para acompanhar a sua situação. "Não precisou tomar nada, mas é importante o acompanhamento", diz.
Outra que apenas verificou a situação das cadernetas foi Ana Eliza da Silva Souza Monteiro, mãe de Analua.
Fonte: Diário de Suzano ed.: 9285 - 19 de agosto de 2012