Região emite 1,7 milhão de toneladas de gás carbônico, aponta estudo
Região:
As dez cidades do Alto Tietê emitiram, em 2011, um total de 1,74 milhão de toneladas de gás carbônico. Levantamento divulgado na semana passada pela Secretaria de Estado de Energia, aponta que houve um crescimento de aproximadamente 5,5% na emissão de gases em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2010, os municípios emitiram 1,65 milhão de toneladas na atmosfera.O número geral da região é baixo se comparado com a média nacional que é de 2,3 toneladas de gás carbônico por habitante. No Alto Tietê é de 1,21 tonelada por habitante.
A cidade com maior quantidade de emissão de CO2 por munícipe é Suzano com 2,24 - quase igual a média nacional - seguida por Mogi das Cruzes com 1,38 tonelada por habitante e Arujá com 1,3 tonelada por pessoa.
O Anuário Estatístico de Energéticos por Município do Estado de São Paulo aponta que Suzano é a cidade da região com maior emissão: aproximadamente 587 mil toneladas, seguida de Mogi das Cruzes com 537 mil toneladas.
As emissões de CO2 são calculadas por município, com base nos coeficientes adotados pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), apresentados no Latin American Regional Workshop for Estimating National Greenhouse Gases Emissions, realizado em 1993 no Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE). Posteriormente, esses índices foram revisados, levando-se em conta as recomendações adotadas por instituições ambientais nacionais