Suzano: Famílias do residencial Esmeralda recebem orientações sobre condomínios

Região: 

Foto: Eloísa Helena/Secom
As 378 famílias habilitadas para o conjunto habitacional Esmeralda, do programa Minha Casa, Minha Vida, no Jardim Europa, foram orientadas no sábado (4/8), em encontro promovido pela Prefeitura de Suzano e a Caixa Econômica Federal, sobre como viver em condomínio, taxas, obrigações, direitos e formas de administração. O objetivo do evento, realizado no Complexo Educacional Mirambava, foi esclarecer dúvidas sobre documentação e sorteio dos imóveis.


As famílias também foram informadas que o condomínio poderá ser administrado diretamente pelos moradores (autogestão) ou por meio de empresa especializada. A definição será da comissão de moradores.

O próximo encontro será em 1º de setembro, em local a ser definido. Na oportunidade, um engenheiro da obra esclarecerá dúvidas sobre o empreendimento. Nesse dia, também será agendada uma visita ao condomínio, etapa importante para a escolha do apartamento no dia do sorteio – idosos e deficientes físicos têm prioridade.

O prazo para a entrega do imóvel não está definido porque algumas famílias ainda precisam entregar documentos. Segundo representantes da Prefeitura e da Caixa, grande parte da documentação está no cartório e somente com a finalização desta etapa será possível agendar o sorteio dos apartamentos e entrega das chaves.

A taxa mensal de condomínio será definida em assembleia, conforme as necessidades do local. A administração do dinheiro ficará sob a responsabilidade da comissão de moradores.

“Diferentemente do que ocorre em outros conjuntos habitacionais, para os do programa Minha Casa, Minha Vida, as famílias são capacitadas para viver em condomínio. E este processo seguirá até o sorteio”, disse o secretário municipal de Política Urbana, Miguel Reis Afonso, que coordenou o encontro.

Julio/Imprensa

Secom de Suzano - 07/08/2012

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV