Prefeitos e vereadores eleitos serão diplomados até 19 de dezembro

As diplomações dos futuros prefeitos e vereadores eleitos no Alto Tietê para a legislatura 2013-2016 acontecerão até 19 de dezembro. Os suplentes de vereadores também são convidados a participar.
Das dez cidades da região, apenas Mogi das Cruzes e Salesópolis já têm datas definidas. Ambos os eventos acontecerão em 19 de dezembro.
Os futuros administradores das cidades e "fiscais do povo" que participarem das diplomações, como o próprio nome faz menção receberão um diploma cada. Os documentos atestarão a habilitação deles para que possam tomar posse dos cargos em 1º de janeiro de 2013.
Nos demais municípios, apesar da indefinição, oficiais dos cartórios estimam que as cerimônias aconteçam entre 18 e 19 de dezembro, assim como na última eleição. Contudo, a data exata quem define são os respectivos juízes eleitorais.
Em Arujá e em Itaquaquecetuba, a diplomação da última eleição (2008) aconteceu em 18 de dezembro. Em Santa Isabel, a expectativa é de que ocorra em 19 de dezembro. Segundo o chefe cartório de Ferraz de Vasconcelos, Ricardo Uchida, a juíza eleitoral Patrícia Pires tem pressa. "No dia (da eleição) ela se manifestou, dizendo querer o quanto antes. Mas, a data ainda não foi definida".
A expectativa é de que nas próximas semanas as respectivas justiças eleitorais das cidades apontem o cronograma.
Em Poá, por exemplo, a chefe do cartório, Denise Mathias, atentou que a juíza Antonia de Paula Farah entrará de licença por algum tempo, por isso, a data deve demorar um pouco mais para ser apontada. "O juiz substituto assume. Mas, quem decide será ela, porque no dia da diplomação é ela quem estará presente".
Em Mogi já está tudo certo. O evento acontecerá a partir das 10 horas, no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no bairro do Mogilar. Em Salesópolis, a cerimônia será realizada na cidade vizinha, Santa Branca, mais precisamente no Fórum.
Especificamente para os salesopolenses, a diplomação ocorre em outro local porque na cidade não há órgão responsável por tratar da questão eleitoral. Já nas outras cidades, os endereços escolhidos para os eventos normalmente são câmaras municipais ou fóruns.
Conforme apontou a chefe do cartório da 181ª Zona Eleitoral de Suzano, Imaculada Pires de Almeida, apesar da raridade, quem não comparece à cerimônia, poderá retirar o diploma no cartório depois.
Mesmo assim, ela faz uma ressalva. "O ideal é que compareçam (à diplomação), porque é assunto de maior interesse deles (prefeitos e vereadores)", disse, atentando para o período histórico na vida de cada um.

Fonte: Diário de Suzano ed.: 9332 - 12 de outubro de 2012

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV