Rede Cegonha é implantada em Poá

A Secretaria de Saúde realizou na manhã desta terça-feira, dia 20, uma reunião para o lançamento do programa federal Rede Cegonha no município. A novidade visa promover um acompanhamento mais específico das gestantes para diminuir os índices de mortalidade materna e infantil.

O programa que está sendo implantado em todos os municípios foi apresentado para os gerentes e enfermeiros das unidades que compõem a Atenção Básica de Saúde do município. “Essa é uma estratégia do Ministério da Saúde que tem como objetivo organizar o planejamento reprodutivo e a atenção mais humanizada para a gravidez, parto e puerpério”, salientou a Coordenadora do programa em Poá e Supervisora da Atenção Básica, Roseli Fiel de Farias.

Segundo a Secretaria de Saúde, existem 984 mulheres cadastradas no Sistema de Informação Sobre Pré-Natal (SIS), desde janeiro a outubro deste ano, e que passam a ser beneficiadas pela novidade. “A Rede Cegonha também tem como objetivo garantir as crianças o direito ao nascimento e assegurar o crescimento e o desenvolvimento saudável”, ressaltou Roseli, completando que a diferença entre a Rede e o trabalho que é realizado atualmente no município é, justamente, esse acompanhamento mais detalhado do pré-natal.
(Ronaldo Andrade)

A reunião apresentou aos funcionários o novo programa
 voltado às gestantes

Reunião contou com a presença da Secretária de Saúde, 
Claudia Cristina de Deus, e dos gerentes e enfermeiros
 das unidades de saúde

SAÚDE
Fonte: Secom/ Poá - 20/11/2012
Fotos: Julien Pereira


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV