Projeto de reforma da estação de Poá deverá ter alterações

Obras incluem itens de acessibilidade, como elevadores, rampas e escadas rolantes para acesso às plataformas

O projeto para a reforma e adequação da estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de Poá deve sofrer alterações. A intenção é fazer uma integração com o Terminal Rodoviário Ayrton Senna, no centro, e criar um novo acesso aos passageiros até as bilheterias. O canteiro de obras já está instalado, mas os serviços devem "ganhar corpo" no final deste mês.

Na última segunda-feira, técnicos da CPTM estiveram em Poá e foram recebidos no gabinete do Paço Municipal pelo prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, e o secretário de Obras Genésio Severino da Silva. Na ocasião, eles discutiram a possibilidade de incluir novos elementos estruturais ao projeto. O primeiro deles seria a construção de um acesso elevado entre a estação ferroviária e o Terminal Rodoviário, que deve ser revitalizado. Desta forma, os usuários do transporte coletivo municipal e intermunicipal poderiam fazer a integração diretamente com o trem da CPTM. Como o governo do Estado já iniciou a integração eletrônica com os cartões do Bilhete Ônibus Metropolitano (BOM), é necessário que as prefeituras façam adequações em seus sistemas de transporte municipais.

O segundo elemento adicional proposto por Testinha é que ao invés do acesso até a estação ser pela passarela de pedestres, como é atualmente, sejam criadas escadas rolantes para entrar e sair da estação e ter acesso ao centro da cidade pelo lado norte ou sul. Para isso, é possível que seja feito um aditivo ao contrato. "O projeto já foi contratado, revisado e está sendo aprovado. As obras devem iniciar ainda em janeiro. As mudanças serão analisadas", afirmou o gerente do Território e Meio Ambiente da CPTM, Ronaldo Margini Marques.


Impacto
Com as obras de reforma e adequação da estação ferroviária, está previsto um impacto social na zona urbana, principalmente em um ponto de táxi que fica ao lado da passagem subterrânea, pelo lado da Praça Elias Youssef Tannous, e de barracas de comércio instaladas na praça Atílio Santarelli e na rua Herculano Duarte Ribas (foto). A prefeitura estuda remoções nestes locais para que os serviços sejam executados sem interrupções. A Secretaria de Obras ainda irá se reunir com a equipe técnica para averiguar quais medidas serão tomadas. Segundo o DAT apurou, é possível que os táxis sejam transferidos temporariamente para a rua Benfeitor João Elias Camello, mas não existe nada de concreto.

Para Testinha, as obras e as modificações no projeto da reforma da estação Poá trarão melhorias para a população. "É necessário fazer não uma simples reforma. Temos que ter projetos para 30, 40, 50 anos. Vou discutir com a CPTM esse acesso com escadas rolantes e vamos trabalhar para fazer esse acesso aos ônibus", garantiu o pedetista.

As obras da estação Poá prevêem investimento inicial de R$ 16 milhões e elementos de acessibilidade, como elevadores, rampas e escadas rolantes para acesso as plataformas. O consórcio Pedra Coral é o responsável pelos serviços e a entrega é prevista para o 1º semestre de 2014.

Por Delcimar Ferreira

Barracas próximas à estação ferroviária devem mudar de 
local provisoriamente / Foto: Jorge Moraes

Fonte: Diário do Alto Tietê - 09/01/2013


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