Mais de 17 mil alunos voltam às aulas em Ferraz

Logo após o Carnaval (12 de fevereiro), 17.785 alunos da rede municipal de ensino de Ferraz de Vasconcelos voltarão às aulas. Tratam-se dos estudantes do ensino fundamental, de 1º ao 9º ano, que estarão na ativa a partir do dia 14 de fevereiro (quinta-feira). As mais de 2,3 mil crianças assistidas pelas creches, conveniadas e próprias da municipalidade, deram início ao ano letivo de 2013 em 10 de janeiro.

Para que os estudantes possam voltar às aulas no dia 14 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma verdadeira força-tarefa com as Secretarias de Obras e de Serviços Urbanos de Ferraz para promover a manutenção, a limpeza e demais reparos necessários nas escolas. Boa parte das 22 creches e das 29 unidades municipais passou por reforma.

Mato alto, problema na rede de esgoto, vidros quebrados, telhados prejudicados, ausência de manutenção hidráulica e elétrica, construções inacabadas e falta de merenda foram alguns dos diversos problemas encontrados pela atual administração. Contudo, a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, garante que o início das aulas não será prejudicado e que todas as intervenções necessárias serão finalizadas em tempo.

No dia 10 de janeiro, voltaram às aulas nos Centros de Educação Infantil (Ceis) 2.309 crianças - 1.142 das unidades subvencionadas e 1.167 das creches próprias da Prefeitura de Ferraz. Agora, no próximo dia 14, darão início ao ano letivo de 2013 um total de 17.785 alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano). O aprendizado nos prédios 1 e 2 da Educação Integral e Formação Pedagógica (Ediforp) e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade também será retomado na próxima quinta-feira. Com os alunos, ainda voltam ao trabalho na rede municipal de Ensino 1.051 professores e outros 812 servidores.

Para Cervan, o início do ano letivo de 2013, “após a devida reorganização na Secretaria de Educação de Ferraz”, tem tudo para ser tranquilo e proveitoso para os alunos e seus pais:

“Acredito que 2013 será um ano muito importante. Ainda estamos reestruturando a pasta da Educação para que possamos garantir, ainda neste ano, qualidade e respeito dentro da sala de aula. Encontramos muitos problemas, não tem como negar. Mas, aos poucos e com muita responsabilidade, estamos superando. Assim, penso que poderemos atingir todas as metas impostas para 2013”, afirma a educadora, que já atuou como secretária-adjunta de Educação na Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Merenda

Durante o ano de 2013, a Prefeitura de Ferraz, por meio de convênios com os governos federal e estadual, deve direcionar R$ 6 milhões para a produção de merenda escolar das redes municipal e estadual de Ensino. Neste primeiro momento, a compra dos ingredientes está sendo feita em caráter emergencial, já que ainda é preciso abrir processo licitatório para a definição das empresas que vão fornecer os suprimentos nos próximos meses.

Na próxima quinta-feira (14 de fevereiro), 17.785 estudantes do ensino
 fundamental iniciam o ano letivo de 2013; nas creches, entre conveniadas
 e próprias da municipalidade, 2.309 crianças já estão em aula desde o dia 10 de janeiro

Fonte: Secom/ Ferraz - 08/02/2013
Foto: Jovino Souza


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV