Mais de cem atendimentos são realizados no Dia Nacional do Consumidor em Ferraz
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Ferraz de Vasconcelos realizou mais de cem atendimentos ao ar livre durante a ação realizada nesta sexta-feira (15 de março) em alusão ao Dia Nacional do Consumidor. Com o tema “Consumidor Consciente”, a atividade foi promovida na área externa do Centro Cultural (praça dos Trabalhadores, s/ nº, centro), entre 9 e 17 horas.
O Procon de Ferraz, que originalmente atende no Centro de Integração e Cidadania (CIC), localizado na avenida Américo Trufelli, no Conjunto CDHU, saiu às ruas, hoje. De forma excepcional, o órgão prestou serviço num estande alicerçado no centro da cidade e teve, assim, maior contato com os consumidores. Na oportunidade, a população pôde tirar suas dúvidas com a equipe do Procon, formada por aproximadamente dez pessoas, entre técnicos da própria fundação e advogados da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos.
Antes de iniciar os trabalhos, que foram realizados no município entre 9 e 17 horas, os especialistas estiveram com o prefeito de Ferraz, Acir Filló (PSDB), que recebeu uma camiseta alusiva ao Dia Nacional do Consumidor, ao lado de seu vice, o também secretário municipal de Habitação, José Izidro Neto (PMDB), da secretária de Assuntos Jurídicos, Shirley Roberta de Oliveira Mariano, e da coordenadora do Procon em Ferraz, Miriam Melchiori de Matos.
Ao todo, 132 atendimentos relacionados aos Direitos do Consumidor foram feitos. As principais reclamações foram as de cunho financeiro, envolvendo contratos, descontos indevidos em conta bancária, cobranças abusivas e inclusão do nome nos serviços de proteção ao crédito (SCPC e Serasa).
Para conceder ainda mais amplitude à ação, os profissionais do Procon de Ferraz caminharam nas principais vias da malha central para abordarem os pedestres. Durante o trabalho itinerante, foram distribuídos panfletos explicativos sobre os Direitos do Consumidor.
Os técnicos ainda visitaram as lojas do comércio central e orientaram os trabalhadores e os empresários quanto às suas obrigações na relação de consumo. Na oportunidade, o Procon também cobrou dos lojistas a utilização e a fácil visualização do Código de Defesa do Consumidor. Por força de lei, desde 2010, todo estabelecimento comercial deve manter em suas dependências o documento, de forma acessível ao cliente.
Miriam Melchiori destacou de forma positiva a ação, sobretudo pelo fato de a mesma ter sido realizada ao ar livre, tendo, assim, significativo alcance:
“Fomos, literalmente, ao encontro do consumidor. A atividade foi bastante produtiva. As pessoas sempre têm dúvidas sobre a relação delas com o consumo. Orientamos não só a população, mas, também, os lojistas sobre suas obrigações. Com isso, conseguimos fazer com que todos pudessem conhecem um pouco mais sobre a atuação do órgão, bem como sobre seus direitos e deveres” disse Miriam.