Obras da Sabesp provocam alterações no trânsito em Ferraz
Rota da avenida Brasil, uma das principais vias de Ferraz de Vasconcelos, sofreu modificações por conta da intervenção que está sendo realizada pela companhia para a adaptação de tubulação que passa sob linha da CPTM; medida é provisória e valerá até 26 de abril
Obras da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) que estão sendo realizadas na malha central de Ferraz de Vasconcelos provocaram alteração no fluxo do trânsito de duas importantes avenidas do entorno da praça da Independência. Provisória, a medida está em vigor desde ontem (25 de março) e valerá até 26 de abril (sexta-feira). No momento, a autarquia está trabalhando na adaptação de uma tubulação que passa sob a linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A intervenção é necessária por conta das obras da nova estação, que tiveram início em 2009, contudo, foram interrompidas por diversas vezes, causando inúmeros transtornos na cidade, principalmente para quem depende do transporte férreo. Durante audiência realizada com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), em 2 de janeiro, o prefeito de Ferraz, Acir Filló (PSDB), cobrou uma posição da esfera estadual quanto às paralisações – na época, a última completava oito meses.
Um novo prazo para a conclusão do empreendimento foi dada pela CTPM no fim de fevereiro, em reunião entre seus representantes e a municipalidade. A previsão é que as obras fiquem prontas em dezembro de 2014. No entanto, para que sejam agilizadas as intervenções e a instalação de uma nova passarela,houve a necessidade de alteração de fluxo em algumas vias centrais do município, sobretudo para a entrada de colunas e de outros materiais utilizados no projeto.
Neste momento, as modificações na rota da malha central são justificadas pelas obras na tubulação da Sabesp que passa sob a linha férrea da CPTM. A mudança de posicionamento nos trilhos da companhia, em razão da construção do novo ponto de embarque e desembarque, fez com que a autarquia de saneamento também investisse na adequação de suas galerias subterrâneas.
A avenida Brasil, por exemplo, teve parte do seu curso modificado. Os motoristas que trafegam no sentido Poá/Ferraz, na altura do número 1.300, onde fariam a conversão obrigatória para a avenida Diomar Novaes (agora, parcialmente, interditada), seguem direto pela própria Brasil. Já a Diomar Novaes e, consequentemente, a travessa Félix Mazzuca, estão bloqueadas até o final. Nesta última, inclusive, é permitida a circulação de carros somente de trânsito local.
De acordo com o Departamento de Trânsito de Ferraz, subordinado à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, a medida é provisória e valerá até o dia 26 de abril. Agentes de trânsito da municipalidade trabalham nas imediações para orientar os condutores
“Em breve, o trânsito dessas avenidas voltará ao normal. A interdição leva apenas um mês, a pedido da Sabesp, para que as adaptações nas galerias subterrâneas sejam feitas em função das obras da CPTM”, observa Edinaldo Paulo de Andrade, diretor do Departamento de Trânsito ferrazense.
Fonte: Secom/ Ferraz - 26/03/2013
Fotos: Jovino Souza