Papa Francisco poderá canonizar Padre Eustáquio, o 1º santo da região


Padre Eustáquio, ex-pároco da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Poá, poderá se tornar o primeiro santo do Alto Tietê canonizado pelo novo papa Francisco. Eustáquio é beato desde 2006 após a Igreja de Roma reconhecer milagre atribuído a ele em 1962, em Belo Horizonte, cidade onde atuou após deixar Poá. O padre Gonçalo Belém teria sido curado de um câncer na laringe após apresentar preces ao beato. Agora, para se tornar santo, o Vaticano precisa reconhecer, ao menos um milagre atribuído a Eustáquio pós beatificação.
O DS conversou com o vice-postulador da “Causa da Canonização do Beato Padre Eustáquio”, em Roma, padre Marcus Vinicius Maciel, que também é superior provincial da Congregação dos Sagrados Corações no Brasil e Paraguai. Ele revelou que juntou, ao processo de canonização do beato, documentos de mais três eventuais milagres, sendo dois em Belo Horizonte e um no Estado de São Paulo. Os casos não podem ser revelados por causa do sigilo nas apurações. "Nas três curas não existe explicação médica", disse Maciel, lembrando que esse é um dos critérios para se considerar um milagre. "Os milagres foram realizados por Deus, mas com interseção do Padre Eustáquio", acrescentou.
Para o padre Marcus, após a beatificação, em 2006, a fé dos fiéis aumentou, tanto em Poá como em Belo Horizonte. Ele lembrou que em junho o papa Francisco virá ao Brasil na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). "Se ele vier a Belo Horizonte, onde se encontra o Memorial de Padre Eustáquio, poderemos falar com ele sobre Padre Eustáquio", disse. Na Capital de Minas Gerais, segundo Maciel, haverá delegações de diferentes países que estarão na cidade para conhecer o Memorial do beato.
O padre enfatizou também que é importante que os fiéis insistam na canonização de Eustáquio. Para ele, o papa Francisco vai dar continuidade ao processo. "Nada muda. Ele só continuará o trabalho já feito na gestão do papa Bento XVI. Estamos muito confiantes", acrescentou.

Fonte: Diário de Suzano ed.: 9470 - 24 de março de 2013


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV