1ª Cãominhada de Poá reúne centenas de pessoas
Além do prefeito, vereadores, secretários municipais e representantes do Departamento de Zoonoses também participaram do evento. Representando Itaquá, a primeira-dama da cidade, Joerly Nakashima, percorreu o trajeto acompanhada de seus dois filhos.
"Esse é mais um trabalho para que a gente possa, cada vez mais, conscientizar a população da responsabilidade para com o animal. Foi uma iniciativa importante que com certeza será uma referência para as outras cidades da região", ressaltou Testinha.
A largada da caminhada foi na Avenida Nove de Julho, passando pela Rua Hermógenes La Regina e Avenida Antônio Massa, até chegar à Praça de Eventos.
No local foram montados estandes para vacinar os cães que não estavam imunizados contra a raiva. Cada participante recebeu um kit contendo camiseta, boné, ração para cães e folhetos educativos.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Zoonoses, Alessandra Digenova Pereira Ramos, a intenção principal é alertar a população. "Se você tem um animal, você é responsável por ele, e tem a obrigação de cuidar direito, dar ração, água, levar ao veterinário. Tudo isso faz parte da posse responsável", completou.
AÇÕES Questionado sobre as ações futuras para reduzir o número de animais abandonados nas ruas da cidade, Testinha frisa que é necessário uma junção de forças regionais. "Se todo mundo vier junto com esse projeto, com esse conceito de responsabilizar os proprietários de cada um desses animais, tenho certeza que vamos resolver a situação dos cães abandonados", finalizou.