Flag Football 2013: Nova rodada do Estadual poderá ser disputada em Ferraz
Prefeito Acir Filló esteve no Estádio Municipal Clemente Belarmino, o Kelezão, para acompanhar um dos jogos da 3ª rodada da competição, abrigada no município no último domingo (28 de abril); maior pontuação foi conquistada pela equipe Rhynos, que bateu o Spartans por 36 a 6
Três partidas da 3ª rodada do Campeonato Paulista 2013 de Flag Football foram realizadas no domingo (28 de abril), no Estádio Municipal Clemente Belarmino, o Kelezão, em Ferraz de Vasconcelos. A maior pontuação foi conquistada pela equipe Rhynos, que bateu o Spartans por 36 a 6. O prefeito Acir Filló esteve no estádio do Núcleo Itaim e acompanhou um dos jogos da competição, que poderá ter mais uma rodada realizada na cidade, em data ainda a ser definida pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer.O primeiro confronto ocorreu no final da manhã em Ferraz, entre as equipes Silver Warriors e Air Force. A disputa iniciou equilibrada na primeira fase, quando os dois times conquistavam pontuação simultânea. No segundo tempo, no entanto, o Silver Warriors começou a abrir vantagem sobre o adversário e venceu por 21 a 14.
Às 13 horas, entraram em campo os elencos do Rhynos e do Spartans. O Rhynos, praticamente, “passeou” em campo e não enfrentou dificuldades para ganhar do Spartans por uma diferença de 30 pontos: 36 a 6. Fechando a rodada, o time do Sharks bateu o Devilz, por 21 a 0.
Filló foi muito cumprimentado pelos organizadores, bem como pelos jogadores da modalidade – uma versão do futebol americano. Foi o chefe do Poder Executivo quem deu o “chute amistoso” do campeonato, que contou com a participação de equipes profissionais da região metropolitana do Estado de São Paulo. Na oportunidade, o político falou da importância de se trabalhar várias frentes no esporte ferrazense e nas mais diferentes faixas etárias:
“Ainda nesta esteira de atividade, temos a possibilidade de descobrir novos talentos. Vejo com bons olhos o fato de a cidade ser sede das rodadas do Campeonato Paulista 2013 de Flag Football. Tenho verdadeira paixão pelo Esporte. E, desta forma, não medirei esforços para que seja feito o melhor possível neste segmento durante minha gestão”, complementou o gestor.
“Enfrentamos grandes dificuldades com a falta de campo para desenvolvermos as partidas na nossa competição e o prefeito Filló está colaborando e incentivando a modalidade em Ferraz. Para nós, trata-se de um grande presente”, avaliou Guilherme Gomes Affonso, diretor e jogador do Devilz, Guilherme Gomes Affonso.
A modalidade
O flag football é uma versão do futebol americano. As regras básicas da modalidade são similares as do jogo profissional, mas em vez de derrubar o jogador com a bola ao chão, o defensor deve retirar uma fita (flag) para parar um “down” (arrancada para a pontuação). Na maioria das jogadas, os atletas usam um cinto, onde as duas flags estão presas por um velcro.
De acordo com os criadores da modalidade, o flag foi desenvolvido para minimizar lesões que os equipamentos utilizados no football (futebol americano) poderiam acarretar, bem como baratear a prática do esporte, já que os equipamentos (tackle) acabam sendo caros. Ao longo dos anos, o contato entre os jogadores linhas e defensive backs (“zagueiros”) e wide receivers (grande recebedor, “atacante”) foi liberado.
O jogo é disputado com cinco jogadores simultâneos em cada time. O campo tem 50 jardas de comprimento (45,72 metros) por 25 jardas de largura (22,86 metros) e não conta com “goal posts” (gol tradicional). Os pontos só são marcados por “touchdown”, que significa chegar ao lado oposto do campo. Por esse motivo, cada “touchdown” vale um ponto. O tempo de jogo é de 40 minutos divididos em dois tempos de 20 minutos cada.