Mais de 280 religiosos participam de evento com prefeito de Ferraz
Realizada na noite de sexta-feira (26 de abril) no Montreal Eventos, encontro teve como principal objetivo discutir a segurança dos templos religiosos; secretaria municipal de Segurança e Mobilidade Urbana ficou à frente dos trabalhos
Um total de 280 religiosos de Ferraz de Vasconcelos participou do encontro realizado na noite de sexta-feira (26 de abril) pela municipalidade, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. A reunião foi realizada no Montreal Eventos, no bairro do Tanquinho, e teve como principal objetivo discutir a segurança dos templos religiosos. Além do prefeito Acir Filló e do presidente do Poder Legislativo ferrazense, Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), participaram do evento diversos secretários municipais e adjuntos, bem como coordenadores e diretores do atual governo.Entre os representantes dos templos religiosos da cidade presentes no encontro, foi registrada a participação de 274 pastores evangélicos e de seis padres. Todos ouviram com atenção as informações acerca das normas de segurança que devem ser adotadas para que haja o funcionamento adequado das igrejas. Ao abrir oficialmente os trabalhos, Filló destacou que os líderes religiosos devem ter um contato mais próximo com a municipalidade, que está de portas abertas para prestar esclarecimentos:
“É extremamente necessário que os padres e os pastores tenham um canal direto com o prefeito, com o vice-prefeito, com os secretários, secretários-adjuntos e coordenadores de departamentos da prefeitura. Nosso objetivo hoje é fazer as devidas apresentações, abrir as portas da administração municipal e orientar quanto à legalidade. Não queremos perseguir ninguém, mas desejamos que, por meio de um trabalho sério e técnico, os templos religiosos possam se adequar às normas de segurança exigidas por lei”, ressaltou o chefe do Poder Executivo ferrazense.
Além de Filló, a condução dos trabalhos ficou com o secretário municipal de Segurança, o bacharel em Direito e policial civil Carlos César Alves, que reiterou a importância de as igrejas se adequarem à legislação e, de forma sintomática, oferecer ainda mais conforto e segurança aos fiéis. Segundo levantamento prévio da municipalidade, há na cidade cerca de 500 templos:
“Não estamos aqui para penalizar ninguém. Nosso compromisso primeiro é orientar. Com as adaptações necessárias, as igrejas vão melhorar suas instalações e oferecer um ambiente ainda mais seguro para a população, evitando, assim, tragédias. Sabemos o valor que tem cada um dos templos de Ferraz. E, de forma alguma, vamos atrapalhar o trabalho realizado por eles”, acrescentou o especialista.
Durante o encontro, representantes do governo Filló, bem como pastores e os padres presentes conversaram, amistosamente, sobre as questões que envolvem a segurança de seus respectivos endereços religiosos. O evento ainda foi marcado por uma oração de agradecimento a Deus pela presença maciça dos líderes evangélicos e católicos da cidade no debate. O presidente do Conselho de Pastores de Ferraz de Vasconcelos, pastor Rubens Ribeiro das Neves, ficou responsável pela preleção.
Além de Filló e de Alves, também participaram da reunião no Montreal Eventos os secretários municipais de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Elio Andrade Filho; de Agricultura, Vagner Vallet Ninck; e de Obras, Antonio Carlos dos Santos Ferreira; e os adjuntos de Comunicação, Miguel Leite; de Planejamento, Silas Faria; e de Transportes, Edilson Pacheco.
Fonte: Secom/ Ferraz - 29/04/2013
Fotos: Will de Oliveira