Mais de 1,5 mil pessoas prestigiam lançamento do ProJovem em Ferraz
Por meio do programa desenvolvido pela Prefeitura de Ferraz em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, programa vai possibilitar que mil jovens do município, de 18 a 29 anos, frequentem cursos gratuitos de Administração, de Telemática e de Hotelaria e Turismo
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló (PSDB), participou na noite de ontem (10 de abril) do lançamento oficial do “ProJovem Trabalhador”. O programa, desenvolvimento pela municipalidade em parceria com o Governo Federal, vai possibilitar que jovens de 18 a 29 anos frequentem cursos profissionalizantes gratuitamente, durante seis meses. A aula inaugural contou com a participação de mais de 1,5 mil pessoas e foi realizada num salão de eventos do município.Durante seu discurso, o chefe do Poder Executivo ferrazense falou sobre a importância do estudo para que jovens e adultos edifiquem suas carreiras profissionais. Segundo Filló, que ainda em tenra idade teve de trabalhar para ajudar no sustento da família e que, por conta de suas origens humildes, foi exilado de várias oportunidades, o jovem de hoje que conta com preparo e capacitação é o adulto bem sucedido de amanhã:
“Nada como o estudo na vida da gente. Com conhecimento, temos grandes chances de trabalho. Só existem duas fórmulas para o sucesso: fé em Deus e muito trabalho, com direito à dedicação, força de vontade e disciplina. Sempre acreditei nos jovens e sei o quanto são capazes. Estarei sempre lutando pelo direito do adolescente, principalmente para gerar oportunidades e, de forma sintomática, melhorar sua condição de vida”, destacou Filló.
Os mil jovens que serão assistidos pelo programa gerenciado pela Prefeitura de Ferraz, por meio da Secretaria de Promoção e Assistência Social, e subsidiado pelo Ministério do Trabalho, acompanharam o pronunciamento do gestor tucano com atenção. Familiares dos alunos dos três cursos oferecidos pelo ProJovem também marcaram presença no evento realizado no Montreal, no Tanquinho. Os trabalhos tiveram início por volta das 19h30.
A festiva ocasião ainda contou com a participação do vice-prefeito de Ferraz, José Izidro Neto (PMDB), que também é secretário municipal de Habitação, dos secretários Denise de Oliveira de Andrade (Promoção e Assistência Social), Elio de Andrade Filho (Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia), Arnaldo Antunes de Souza (Administração), Franco Douglas Lima Dias (Serviços Urbanos) e de coordenadores do ProJovem.
Já o Poder Legislativo ferrazense foi representado por seu presidente, vereador Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, e pelos parlamentares Clenilson de Lima Dias (PSDB), o QueQuê, Marcos Antônio Castelo (PDT), o Ratinho, Luiz Tenório de Melo (PR), e Antônio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho.
Projeto
Em Ferraz, o “ProJovem” preencheu por completo 425 vagas para o curso de Administração, 225 para Telemática (Telemarketing e Informática) e 350 para Turismo e Hotelaria. Em caso de desistência, a vaga será repassada para os interessados que aguardam na fila de espera.
Previstas para começarem na próxima semana, todas as aulas serão ministradas de forma gratuita, três vezes por semana, durante seis meses. O público-alvo compreende jovens de 18 a 29 anos em situação de desemprego e que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou o ensino médio. Os alunos receberão, no decorrer do curso, lanche, bolsa-auxílio no valor de R$ 100, apostila e certificado de conclusão expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Fonte: Secom/ Ferraz - 11/04/2013
Fotos: Will Oliveira