Novo brasão de Mogi ficará pronto em maio
O novo brasão passará a ter mais torres ou torreões, passando de 4 a 8 ou 10; terá uma adaptação de cor em um dos cinco “escudetes”; e trará o escrito “Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes”, bem embaixo do lema “Bandeirantes Gens Mea”, grafado em latim e que significa “procedo de bandeirantes” ou “venho de bandeirantes”. “Na próxima terça-feira (dia 30), vamos ter uma reunião no Conselho de Honrarias, na Capital, para saber quais serão os próximos passos e quando esse brasão ‘redesenhado’ ficará pronto. A expectativa é que seja para maio. Essa adequação, que envolve a Prefeitura de Mogi e a Casa Civil do Estado, não terá custo algum”, explica a secretária-adjunta municipal de Cultura, Maria Lúcia de Freitas.
A iniciativa, revela Maria Lúcia, partiu da própria Casa Civil do Estado e foi acatada de imediato pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), como forma de identificar o patrimônio e resgatar o símbolo cívico usando-o em todos os prédios públicos, placas, documentos, e uniformes de alunos da Rede Municipal de Ensino, em substituição aos slogans e logomarcas, que mudam a cada nova gestão.
“A ideia não é tumultuar nem causar discussão, mas, sim, atender a uma decisão da Casa Civil, visando às normas e as convenções estabelecidas na ciência heráldica, principalmente, na heráldica cívica, assim como já fez a própria cidade de São Paulo e outros municípios como Campinas e Santos”, frisa a secretária-adjunta. (Maria Salas)
Fonte: Diário de Mogi - 28/04/2013