Serviços serão paralisados em Ferraz no Dia do Trabalho
O Pronto-Socorro (PS) do Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho” e a Delegacia de Polícia Central vão operar em esquema de plantão neste 1º de maio; outros serviços essenciais para a população, como coleta de lixo, velório e cemitérios, funcionarão normalmente na quarta-feira
Quem precisa efetuar o pagamento de contas, por exemplo, é bom aproveitar amanhã (30 de abril). Caso isso não seja possível, as cobranças com vencimento em 1º de maio poderão ser quitadas na quinta, sem acréscimo de juros e de multas, já que as agências bancárias de Ferraz vão fechar as portas no Dia do Trabalho. O horário de funcionamento é das 11 às 16 horas.
O mesmo ocorrerá com a Prefeitura de Ferraz, com a Câmara de Vereadores, com o cartório e com os postos de atendimento da EDP Bandeirante e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). As repartições passarão o dia 1º de maio fechadas, bem como suas sedes descentralizadas. O funcionamento voltará ao normal no dia 2.
Para o comércio de Ferraz o dia 1º de maio será ponto facultativo. Geralmente, a maior parte dos lojistas opta por não operar no feriado que comemora o Dia Mundial do Trabalho, salvo os que entram em acordo com os sindicatos que regem a categoria para funcionar normalmente e outros que, costumeiramente, não paralisam suas atividades, como supermercados e padarias.
Já o Pronto-Socorro (PS) do Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho” e a Delegacia de Polícia Central vão operar em esquema de plantão durante o Dia do Trabalho. Outros serviços essenciais para a população, como coleta de lixo, velório e cemitérios, funcionarão normalmente na quarta-feira.
História
Comemorada desde o final do século 19, o Dia Mundial do Trabalho é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago, nos Estados Unidos, em 1886. Os trabalhadores foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações em prol de melhorias na jornada de trabalho, que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano.
O Dia do Trabalhador é comemorado em dezenas de países ao redor do mundo. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e tornou-se feriado nacional em setembro de 1925, por meio de um decreto do então presidente Artur Bernardes.
Fonte: Secom/ Ferraz - 29/04/2013