Educação de Ferraz está com mais de 300 vagas em aberto

Inscrições serão encerradas quando as oportunidades em aberto forem preenchidas na totalidade; pais interessados em matricular seus filhos devem procurar as secretarias das escolas e creches mais próximas de suas casas



Mais de 300 vagas estão disponíveis na rede municipal de Educação de Ferraz de Vasconcelos. Há oportunidades para Centros de Educação Infantil (CEIs) e para Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emefs) e Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental (Emeifs). As inscrições serão encerradas quando as vagas forem preenchidas na totalidade. Os pais interessados em matricular seus filhos devem procurar as secretarias das instituições de ensino mais próximas de suas casas (QUADRO ANEXO). É possível, ainda, efetuar inscrição na Secretaria Municipal de Educação (rua Rui Barbosa, 295, Vila Romanópolis).


CEIs atendem em Ferraz crianças entre 6 meses a 3 anos e 11 meses de idade. As unidades trabalham com berçário, ensino infantil I e II e educação em período integral das 7 às 17 horas. Já na educação infantil, que abarca crianças de 4 a 5 anos, estão sendo oferecidas vagas para a educação infantil II, manhã e tarde. Por fim, há oportunidades para os alunos do ensino fundamental, especificamente para o pré-primário I e II. As vagas são para os dois períodos: matutino, das 7 às 11 horas, e vespertino, das 13 às 17 horas.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, as vagas estão abertas desde o início do ano. No entanto, só foram reposicionadas após minuciosa análise e balanço. Na oportunidade, foi verificado que, no fim do ano, vários pais fizeram cadastro de suas filhos em mais de uma unidade. Após a peneira, chegou-se ao número de oportunidades em aberto:

“Muitas mães matriculam seus filhos em diversas creches e escolas, às vezes, com medo de não conseguir encaixá-los. No fim, acabam priorizando a unidade mais próxima de suas casas. Isso, contudo, atrapalha o oferecimento de vagas e o mapeamento da demanda. A partir do momento que assumimos a gestão educacional municipal no início deste ano e verificamos o problema, estamos trabalhando para preencher as vagas em aberto, até mesmo porque temos uma fila de espera significativa”, explica.

Ainda segundo a gestora, parte das oportunidades surgiu após a reformulação da capacidade das creches e das escolas geridas pelo Poder Executivo. A reforma de antigas unidades e a entrega de novas, bem como o desdobramento de algumas salas de aula, também contribuíram para que vagas fossem abertas em Ferraz:

“Esse trabalho leva em consideração o número de alunos e a capacidade física de cada prédio. Com o incremento na rede e sua organização, podemos ampliar o atendimento. É muito importante, porém, que a mãe matricule seu filho com antecedência. Existe muita procura. Assim que essas oportunidades forem preenchidas, apenas em 2014 teremos novas vagas”, valida Cervan.

Para os pais que não conquistarem uma oportunidade neste primeiro momento, a secretária de Educação de Ferraz sugere que os mesmos façam um cadastro na Secretaria de Educação, que funciona em espaço anexo ao Paço Municipal. Em caso de desistência, ou de abertura de novas matrículas, a fila de espera será acionada.

Para o prefeito de Ferraz, Acir Filló, é muito importante que a criança esteja desde cedo inserida em ambiente educacional, para dar início ao seu processo de formação intelectual e social:

“Hoje, a educação infantil tem outro grau de importância para estudiosos, autoridades e a comunidade. É considerada fundamental para o desenvolvimento da criança. Se ela estiver desde cedo na escola, terá contato com outras crianças, começará a formar seu grupo e dará formas às suas preferências e opiniões, além de enxergar suas aptidões e ser preparada para a alfabetização”.

Fonte: Secom/ Ferraz - 31/05/2013
Foto: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV