Postos de Saúde de Mogi serão reformados para melhor atendimento à população

Seis postos de saúde passarão por serviços de manutenção e pintura completa a partir desta sexta-feira (17/5). As obras fazem parte do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Ministério da Saúde, para o qual Mogi das Cruzes foi contemplada e receberá cerca de R$ 200 mil em investimentos. O objetivo é melhorar a qualidade das instalações e garantir ainda mais conforto e comodidade à população.

Os postos de saúde contemplados serão: Mineração, Vila da Prata, Quatinga, Vila Moraes, Vila Jundiaí e Botujuru. Para que os serviços sejam executados, as unidades serão fechadas por períodos que variam de 15 a 20 dias. “Fizemos um amplo planejamento e remanejamento de profissionais para causar o menor impacto possível aos usuários. Mas pedimos a compreensão de todos porque seria impossível realizarmos obras deste porte com as unidades em funcionamento”, explica a secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho.

Os trabalhos serão realizados em etapas. Na primeira, as obras serão executadas nos postos de saúde da Mineração, Vila da Prata e Quatinga, entre os dias 17 de maio e 7 de junho. “Nosso cronograma prevê que todos postos de saúde estejam funcionando no dia 8 de junho para a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil”, informa. A UBS Mineração fecha a partir desta sexta-feira, enquanto as UBSs Vila da Prata e Quatinga fecham a partir da segunda, dia 20.

Para a unidade de Quatinga, que é um distrito localizado distante de outros equipamentos, a Secretaria Municipal de Saúde montou um esquema de atendimento local. “As consultas de clínica médica e pediatria serão realizadas num espaço localizado em frente ao posto. Já a coleta de material para exames laboratoriais será feita dentro da Escola Adolfo Cardoso, às segundas e quartas-feiras”, informou o secretário de Saúde.

Para as demais unidades, o atendimento será realizado em unidades próximas para onde as equipes médicas e de enfermagem serão remanejadas. “Quem tem consulta agendada está sendo acionado pela equipe da Central de Agendamento e informado sobre o novo local de atendimento”, informa o secretário. Quem tiver alguma dúvida pode ligar para a Central do SIS no telefone 0800-770-5585.

Segunda etapa

A segunda etapa das obras contemplarão outras três unidades de saúde: Vila Moraes, Vila Jundiaí e Botujuru. Nestes locais, as atividades serão interrompidas a partir de 14 de junho e retomadas no dia 5 de julho. Neste período, os postos de saúde mais próximos servirão como referência para o atendimento à população.

Seis unidades de saúde receberão manutenção e pintura completa para oferecer melhores condições de atendimento à população

Fonte: Secom/ Mogi - 14/05/2013


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV