Prefeitura de Suzano recolhe 250 kg de embalagens de agrotóxicos
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, recolheu hoje (28) aproximadamente 250 quilos de embalagens de agrotóxicos e fertilizantes. Esse é o balanço do dia de recolhimento desses vasilhames que fez parte do Programa Municipal de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, elaborado pela pasta com o apoio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado, a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp), o Sindicato Rural de Suzano e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).
De acordo com o diretor de Agronegócios da Secretaria, Blair de Moura Aquino, os 250 quilos de vasilhames (a maior parte deles, embalagens de um litro de insumos agrotóxicos e fertilizantes) foram separados em 16 big bags e conduzidos logo no começo da tarde de hoje à sede da Adiaesp, em Biritiba Mirim. Segundo ele, o que surpreendeu foi a adesão dos produtores rurais de Suzano e de cidades da região ao programa.
“Fizemos isso para facilitar a vida do produtor, que gasta em média uma hora e meia para chegar à cidade vizinha e descartar corretamente essas embalagens. Isso atende à nossa principal intenção, que é causar o menor impacto ambiental possível”, comentou. A Adiaesp se encarregará de conduzir essas embalagens para uma empresa recicladora, autorizada a lidar com esses tóxicos.
Em novembro, uma nova edição do projeto será feita pela Secretaria de Desenvolvimento, já que houve aceitação também por agricultores de Itaquaquecetuba, Arujá e outras cidades próximas.
Fonte: Prefeitura de Suzano - 28/05/2013
Foto: Fernando Araújo