Saúde Mental de Ferraz enfrenta Mogi em amistoso de futebol

Jogo foi abrigado na sede do Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco) da vizinha cidade; objetivo é oferecer ao portador de saúde mental uma oportunidade de integração e inserção social; próximo “bate-bola” será realizado em solo ferrazense, no Ginásio Poliesportivo Vila Santo Antônio



Com o objetivo de oferecer uma oportunidade de integração e inserção social aos pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) e pelo Ambulatório de Saúde Mental, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, em parceria com o Poder Executivo de Mogi das Cruzes, promoveu, recentemente, um amistoso entre suas equipes. O jogo de futebol foi abrigado na sede do Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco) da vizinha cidade. Na oportunidade, os donos da casa venceram o time de Ferraz por 11 a 4.

Independentemente do resultado, o secretário de Saúde de Ferraz, Juracy Ferreira da Silva, acredita que a finalidade da iniciativa foi alcançada – incentivar o portador de transtorno mental da cidade a se interessar pelo esporte e pelo convívio social. O time da cidade do prefeito Acir Filló enfrentou o time formado por pacientes do Cecco, na tarde de 17 de maio (sexta-feira), no período da tarde.

“Através da prática esportiva, podemos observar o desempenho dos pacientes, tanto no lado físico, quanto no mental e emocional. Assim, incentivamos a interação uns com os outros, e, também, com portadores de necessidades especiais de outras regiões, como Mogi das Cruzes, por exemplo. Esta iniciativa é muito saudável para o andamento do tratamento”, observa o psicólogo Ricardo Jacques, gerente do Caps II de Ferraz.

O próximo amistoso de futebol terá como sede o solo ferrazense. O jogo, que ainda não tem data definida para ser realizado, será disputado no Ginásio Poliesportivo Vila Santo Antônio (rua Maria José Alves, 176, Vila Santo Antônio). Até o momento, estão confirmadas as equipes do Caps de Suzano e o do Cecco de Mogi.

Oficina de futsal

A equipe da Saúde Mental de Ferraz de Vasconcelos promove, semanalmente, no Ginásio Poliesportivo Vila Santo Antônio, uma oficina de futsal. Sempre supervisionada por técnicos da Saúde Mental e por um treinador físico, o objetivo da atividade é promover a interação entre os participantes, ao passo em que desperta o interesse dos mesmos para a coletividade e ao trabalho em equipe.

O projeto também tem como finalidade melhorar as oportunidades para as trocas afetivas e sociais dos pacientes atendidos pela rede básica de Saúde Mental, o que contribui com o desenvolvimento das habilidades corporais, coordenação motora, discussão e compreensão das regras do futsal, bem como com a melhoria da qualidade de vida (saúde mental e física).

Os pacientes de Ferraz que participam da oficina são encaminhados tanto pelo Ambulatório de Saúde Mental da Vila Santo Antônio como pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), após avaliação técnica e médica. O “bate-bola” acontece todas às segundas-feiras, no período da noite.

Fonte: Secom/ Ferraz - 25/04/2013 - Fotos: José da Silva


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV