Município de Ferraz poderá receber doação de três áreas

Por meio de um tratado de cooperação, empresário pretende passar terrenos para uso da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, para a implantação de equipamentos públicos e construção de casas populares; em parceria com o Sindicato da Habitação (Secovi), cidade também poderá ser contemplada com um sistema de georeferenciamento



Ferraz de Vasconcelos poderá receber a doação de três áreas. Os terrenos, que somam mais de 60 mil metros quadrados, poderão passar para a responsabilidade do município por meio de um tratado de cooperação, que será firmado entre a administração do prefeito Acir Filló e o proprietário dos imóveis. A intenção da municipalidade é investir em áreas de lazer e em projetos habitacionais, com a previsão de entrega de 800 apartamentos populares. Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (13 de junho), foi sinalizada, ainda, a possibilidade de, em parceria com o Sindicato da Habitação (Secovi), a prefeitura ferrazense investir num sistema de georreferenciamento.

Por meio de um tratado compensatório, Ferraz poderá administrar três áreas que hoje são de propriedade de um empresário da capital. Em reunião com representantes da municipalidade realizada na manhã desta quinta-feira (13 de junho), o paulistano sinalizou a possibilidade de doar os terrenos para que a cidade possa investir na implantação de equipamentos públicos. Segundo Filló, as tramitações jurídicas devem ter início em breve.

Numa área de 6,7 mil metros quadrados, localizada na Vila Jamil, o chefe do Poder Executivo planeja, num primeiro momento, projetar um parque de lazer, já que trata-se de uma Área de Proteção Permanente (APP). Já num terreno de 52,5 mil metros quadrados, que fica na estrada do Paiol, na Vila Cristina, a Prefeitura de Ferraz pretende construir moradias populares. O projeto habitacional prevê 40 prédios, com capacidade de abarcar 800 apartamentos. Segundo o secretário-adjunto de Planejamento, o engenheiro Silas Faria, ainda há um terreno na travessa Dom Pedro II, também localizada na Vila Cristina, que poderá ser utilizada pela prefeitura para a instalação de equipamentos públicos, por meio do tratado de cooperação.

Sistema

Ainda na manhã desta quinta-feira, ocorreu uma reunião entre representantes do Poder Executivo ferrazense e o diretor do Sindicato da Habitação (Secovi), Lair Krähenbühl. Participaram o vice-prefeito de Ferraz e secretário de Habitação, José Izidro Neto, e dos secretários municipais Adair Loredo (Governo), Arnaldo Antunes (Administração), Shirley Roberta de Oliveira Mariano (Assuntos Jurídicos) e Roberto de Lima (Fazenda).

Na oportunidade, foi sinalizada a possibilidade de o município investir num sistema de georreferenciamento, em parceria com a entidade. Segundo o secretário de Planejamento de Ferraz, João Matias, o objetivo é dinamizar os trabalhos das Secretarias de Planejamento, de Habitação e de Obras, ao passo em que vai facilitar o trabalho de atualização de cadastro, de fiscalização e, de forma sintomática, de arrecadação.

Conforme ressalta Filló, a operação também vai facilitar o desenvolvimento de um novo projeto urbanístico da cidade, já que vai organizar as demandas existentes:

“Uma coisa acaba levando a outra. É de extrema importância que o município trabalhe para a melhoria de sua estrutura governamental na área do planejamento. Hoje, dependemos de uma composição praticamente artesanal e descentralizada. A ideia é mantermos um sistema integrado e equipes de fiscalização permanentes. Isso vai facilitar, e muito, o trabalho de acompanhamento de obras, tanto públicas quanto particulares”, acrescenta.

Fonte: Secom/ Ferraz - 13/06/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV