Prefeito reinaugura creche nesta sexta-feira

A partir da entrega da unidade escolar, que funciona no Jardim Pérola, a mesma terá uma nova denominação, Pequeno Aprendiz; cerimônia acontece a partir das 15 horas, com a presença de Acir Filló, da secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, e da primeira-dama de Ferraz, Viviane Vieira dos Santos



O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, marcou para esta sexta-feira (28 de junho) a reinauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Mãe Pobre. A partir da entrega da unidade escolar, que funciona no Jardim Pérola, a mesma terá uma nova denominação, Pequeno Aprendiz. A cerimônia acontece a partir das 15 horas.

Localizado no número 200 da rua Jornalista Sebastião de Souza Lemos, a creche sofreu alterações em toda sua área externa. Foram empreendidas melhorias na fachada, nas salas de aula, nos banheiros e em toda a área de lazer. A recuperação também contemplou jardinagem e pintura.

Ao todo, 132 crianças, de 0 a 4 anos, são atendidas na CEI Mãe Pobre, que funciona em horário integral, das 7 às 17 horas. O espaço dispõe de seis salas de aula organizadas pelos ciclos Berçário I, Berçário II, Infantil I, Infantil II, além de dez sanitários, uma lavanderia e duas cozinhas - uma para o berçário e a outra para as demais crianças e funcionários. O local ainda conta com refeitório, sala de reuniões, área externa com pátio coberto e um parque.

De acordo com a secretária de Educação de Ferraz, Maria Aparecida Cervan Vidal, a reforma na CEI Mãe Pobre era de extrema importância, já que está previsto nos Referenciais Nacionais de Educação Infantil (RCN):

“Nossa prática pedagógica é direcionada para o sociointeracionismo. Acreditamos que a criança é um ser em constante aprendizado e que aprende com o meio em que se relaciona. Assim, é de extrema relevância que o ambiente esteja adequado. Respeitamos o pleno desenvolvimento do aluno, inclusive como ser pensante, que tem vontades próprias, individualidade e necessidades”, observa.

Ainda segundo Cervan, a prática pedagógica ministrada pela creche alia “cuidar e educar” como partes indissociáveis dentro da rotina escolar:

“Assim, utilizamos o espaço como parte importante do aprendizado. Por isso que vimos a necessidade de conceder novos contornos à escola, adaptando espaços e modificando outros. Agora, teremos uma área mais adequada para a exploração das atividades realizadas com os estudantes”, finaliza Cervan.

Além da secretária de Educação e do prefeito de Ferraz, devem comparecer à reinauguração da CEI Mãe Pobre, amanhã, demais secretários municipais, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, a primeira-dama Viviane Vieira dos Santos, vereadores da cidade e demais autoridades locais.

Histórico

A creche Mãe Pobre nasceu do ideal do policial militar Antônio de Almeida, morador de Ferraz de Vasconcelos, e de sua esposa, a artista plástica Dirce de Lucas Almeida. Em 1991, num ato de solidariedade, o ferrazenze arrecadou fundos para a compra de um eletro-doméstico para a instituição Lar Betânia, também localizada no município.

Tomados pelo ânimo em ajudar, engajaram-se num projeto maior, tendo o objetivo de beneficiar uma parcela maior da comunidade. Então, aliados a um grupo de amigos, de comerciantes e de empresários da cidade, fundaram, há 22 anos, a creche “Mãe Pobre”, com o atendimento gratuito as crianças. Hoje, a instituição conta com subsídios da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos.

Fonte: Secom/ Ferraz - 27/06/2013
Fotos: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV