Programa Social beneficiará idosos em Suzano

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Leonice Ramos Ferreira, falou sobre o Renda Cidadã, programa de transferência de renda estadual que tem como objetivo diminuir a privação social e situações de risco, reduzir a dependência e ampliar a autonomia e promover o bem estar e a qualidade de vida. Na cidade, idosos podem ser beneficiados com a iniciativa.

Para ter o direito a esse benefício, Leonice disse que o idoso precisa ter mais de 80 anos de idade. Também precisa estar com o Cadastro Único do governo federal atualizado, não possuir o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não ser beneficiário da Renda Mensal Vitalícia (RMV) e apresentar renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, aos valores de hoje, R$ 339.

Indagada sobre o valor do benefício, a secretária de Assistência Social disse que, “apesar de pequeno, o município deve aderir a esse programa do governo”, porque, segundo a presidente da Comissão Municipal do Idoso, Gislene Ribeiro, a população idosa de Suzano tem aumentado, nos últimos anos.

Leonice alerta para o fato de que “o descumprimento dos critérios dos programas, a omissão de informações ou prestação de informações falsas, quando do cadastramento, a alteração dos dados cadastrais, o ato voluntário e óbito incidirão no cancelamento do benefício”.

Como pleitear esse benefício? “Fácil”, responde a secretária, explicando, em seguida, os procedimentos para isso: “Deve ir ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) nos bairros de Boa Vista, Casa Branca, Centro e Palmeiras munido dos seguintes documentos: CPF original e comprovante de residência”.
Fonte: Prefeitura de Suzano - 05/06/2013Foto: Fernando Araújo

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV