Alunos do Pró-Jovem de Ferraz acompanham aula prática em São José dos Campos

Objetivo da visita à cidade do Vale do Paraíba foi oferecer aos estudantes ferrazenses a oportunidade de vivenciarem na prática o que aprendem na teoria; participaram da atividade alunos dos cursos de Administração e de Turismo e Hotelaria



Um total de 80 alunos do programa ProJovem Trabalhador de Ferraz de Vasconcelos esteve em São José dos Campos na terça-feira (16 de julho). O objetivo da visita à cidade do Vale do Paraíba foi oferecer aos estudantes aulas práticas pertinentes às disciplinas dos cursos de Administração e de Turismo e Hotelaria.

A atividade teve início às 9 horas em São José. As turmas do Pró-Jovem ferrazense foram divididas em duas equipes, que visitaram várias localidades. Durante o passeio, os estudantes puderam ter contato prático com o que aprendem na teoria. A ação foi desenvolvida a pedido dos gestores do programa em Ferraz, subsidiado pela União e gerido pela Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social.

Os alunos de Turismo, por exemplo, visitaram os pontos turísticos de São José, bem como museus e as regiões históricas da cidade. Na oportunidade, o grupo realizou estudo de campo, com direito ao acompanhamento técnico de monitores do município do Vale do Paraíba e de professores do ProJovem ferrazense.

Já a turma de Administração esteve na Cecompi – Empreendedorismo e Inovação Sustentável, para conhecer a rotina administrativa da corporação. Na empresa, os alunos ainda assistiram a uma palestra sobre o tema e participaram de dinâmicas relativas à atividade que, em breve, vão desempenhar profissionalmente.

As atividades práticas aconteceram até às 13 horas, quando todos os alunos do ProJovem de Ferraz se encontraram para compartilhar suas impressões sobre o diferente dia de aula e, em seguida, organizar o retorno para a região do Alto Tietê. O coordenador pedagógico do programa, Cleiton Cleandro, ficou satisfeito com a ação desenvolvida em São José:

“Foi uma experiência importantíssima para nossos alunos, já que eles puderam ter contato direto, e na prática, com o que vão encontrar no mercado de trabalho. São José nos acolheu muito bem. Assim, esperamos, muito em breve, poder realizar novas visitas e aulas como essas, que enriquecem, e muito, o conhecimento do estudante que participa do ProJovem e dessas ações externas”, validou o educador.

O prefeito de Ferraz, Acir Filló, não economizou elogios à iniciativa:

“Os coordenadores do ProJovem estão de parabéns por terem aderido a essa ideia. A aula prática permite que o aluno tenha noção do que é, realmente, a profissão que escolheu. Os cursos de Administração e de Turismo são importantes e ligados a segmentos promissores. Nada como aprender na prática a teoria compartilhada em sala de aula”, enfatiza o chefe do Poder Executivo ferrazense.

O ProJovem

Em Ferraz de Vasconcelos, o ProJovem, idealizado pelo Ministério do Trabalho, opera com três cursos profissionalizantes, Administração, Telemática e Turismo e Hotelaria. Atualmente, mais de 800 jovens participam das aulas ministradas três vezes por semana, gratuitamente. Os cursos chegam ao fim após seis meses de seu início e dão direito a lanche, bolsa-auxílio no valor de R$ 100, apostila, camiseta e certificado de conclusão.

Aos que moram distantes das unidades de ensino do programa é oferecida ajuda de custo para o transporte. O público-alvo do projeto são jovens que tenham entre 18 e 29 anos e que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental, ou o ensino médio.

Secom/ Ferraz - 21/07/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV