Ferraz vacina mais de 3,2 mil crianças

Crianças menores de 5 anos (0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias) que deixaram de receber algum tipo de imunização devem ser levadas pelos pais em uma das 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município; entre as doses disponíveis, estão as que protegem contra a Poliomielite, a Hepatite B e o Rotavírus



Crianças menores de 5 anos (0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias) de Ferraz de Vasconcelos que deixaram de receber algum tipo de imunização têm até amanhã para participarem da Campanha Nacional de Multivacinação 2013. De responsabilidade do governo federal, a ação teve início no sábado. Até o momento, 3.240 crianças foram imunizadas. As doses estão sendo disponibilizadas nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O atendimento nesta sexta-feira será feito das 7 às 17 horas.

A finalidade da campanha é atualizar as cadernetas do público infantil, aplicando eventuais doses que, por algum motivo, não foram recebidas pelas crianças no período certo. Diversas imunizações encontram-se disponíveis. Entre elas, as doses que protegem contra a Poliomielite, a Hepatite B, o Rotavírus, bem como a Tríplice SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola), a Pneumo 10, a Penta Valente, a Meningo C e a DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche). Essas vacinas previnem, pelo menos, 15 enfermidades.

De acordo com informações do Setor de Vigilância da Secretaria de Saúde de Ferraz, é obrigatório que os pais levem a caderneta até a UBS, para que o documento seja conferido e as doses que estão em haver sejam aplicadas nos filhos. Mesmo que a carteirinha esteja em dia, é importante que os responsáveis se certifiquem que toda a imunização prevista pelo Ministério da Saúde tenha sido oferecida à criança.

Segundo o secretário municipal de Saúde, o médico Luiz Antonio do Nascimento, até o momento, 3.240 crianças de Ferraz foram imunizadas. O número, segundo o especialista, não chega a ser tão expressivo, devido ao sucesso de campanhas anteriores:

“Neste ano mesmo, já desenvolvemos várias ações de imunização. Durante essas atividades, percebemos o quanto a população ferrazense, sobretudo as mães são responsáveis e conscientes, aderindo às iniciativas que visam à vigilância quanto às doenças graves. Como em outras ações atingimos nossas metas, acreditamos que o número de atualizações da carteirinha não aumentará muito”, avalia o especialista.

Preocupado com a saúde pública e comprometido com as ações que promovam à prevenção, o prefeito de Ferraz, Acir Filló, está acompanhando de perto os trabalhos que chegam ao fim amanhã:

“Ainda está em tempo. É importante que as mães procurem as UBSs para que seus filhos recebam, de graça, as vacinas que estão em haver. As doses estão à disposição das crianças menores de 5 anos. A prevenção a enfermidades é a melhor forma de evitarmos problemas futuros, principalmente em relação ao público infantil”, ressalta o chefe do Poder Executivo ferrazense.

Secom/ Ferraz - 29/08/2013


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV