Prefeito de Ferraz quer sala de cinema em toda rede municipal de ensino

Anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (21 de agosto), durante a entrega oficial de um espaço para a exibição de filmes na Escola Municipal de Educação Infantil (Emef) “Sara Tineue”; além dos mais de 780 alunos da instituição, comunidade local também poderá usufruir do equipamento, gratuitamente



O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, pretende implementar mini cinemas em toda a rede municipal de ensino. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (21 de agosto), durante a entrega oficial de uma sala para exibição de filmes na Escola Municipal de Educação Infantil (Emef) “Sara Tineue”, que funciona no Parque Dourado. O equipamento será utilizado pelos mais de 780 alunos da instituição de ensino e, também, pela comunidade local, de forma gratuita.

A cerimônia foi realizada às 10 horas e, além do chefe do Poder Executivo ferrazense, prestigiaram a entrega do cinema a secretária-adjunta de Educação, a mestre em Pedagogia Marlene Drulis Oliveira, e o vereador Henrique Marques. Parte dos alunos que estudam no período da manhã participaram da inauguração da sala. Pioneiro em Ferraz e na região do Alto Tietê, o equipamento foi viabilizado por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), da esfera federal.

Segundo Filló, com este recurso, é possível investir em iniciativas lúdicas e culturais e que estejam de acordo com o projeto pedagógico das instituições de ensino. Tanto que, durante a entrega do cinema da “Sara Tineue”, o gestor adiantou que vai trabalhar para que as outras 41 escolas da rede municipal de Ferraz sejam contempladas com o espaço de exibição de filmes, sobretudo os de cunho educativo:

“Trata-se de uma iniciativa pioneira e que vai favorecer, e muito, o aprendizado e a assiduidade de nossos estudantes. Assim, o governo vai incentivar que as demais instituições da cidade desenvolvam projetos semelhantes. Com o apoio direto da Secretaria Municipal de Educação, queremos levar ações culturais ao máximo de alunos possíveis da rede, contribuindo para o enriquecimento pedagógico e o desenvolvimento da criatividade dos mesmos”, frisou Filló, emocionado.

O prefeito de Ferraz também anunciou, na oportunidade, que a escola que atende crianças de 6 a 10 anos e que frequentam do 1º ao 5º ano passará por significativa reforma, já que o prédio que abriga as aulas é antigo e está repleto de deficiências estruturais. As intervenções devem ter início dentro dos próximos dias.

Além dos mais de 780 alunos da “Sara Tineue”, a comunidade do Parque Dourado, bairro onde a escola funciona, também poderão usufruir da sala de cinema. De acordo com a diretora da instituição e idealizadora do projeto, a especialista em Gestão Escolar Andréa Carla dos Santos Schneider, a ideia é disponibilizar um determinado número de senhas aos familiares dos educandos, para que eles também possam assistir às películas, gratuitamente, durante o expediente escolar:

“Ventilado e com capacidade para 40 alunos, o espaço será utilizado por nossos estudantes, pelo menos, uma vez por mês, num período de duas horas. Após a exibição dos filmes, professores vão desenvolver atividades, como recontar as histórias, ou, até mesmo, recriar o que foi passado, por meio de ilustrações. O espaço, que, até então, estava ocioso, foi reformado e recebeu os equipamentos necessários para atender o público escolar. O projeto tem tudo para deslanchar e servir de inspiração para outras unidades escolares da região”, complementou a educadora.

Secom/ Ferraz - 21/08/2013
Fotos: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV