Procon de Suzano realiza 290 atendimentos com CIP Eletrônica



O Procon de Suzano realizou 290 atendimentos a consumidores desde o mês de julho deste ano com a Carta de Informações Preliminares (CIP) eletrônica. Essa nova ferramenta, que foi implementada no município no mês passado, já cadastrou 72 empresas diferentes que irão facilitar o caminho de comunicação entre elas e o órgão de defesa do consumidor.

A CIP é o primeiro documento registrado no Procon quando um munícipe que se sente lesado procura a entidade. Essa carta é normalmente enviada pelos Correios à empresa que supostamente cometeu o erro, com aviso de recebimento. Dessa forma, há um prazo total de 30 dias para que o munícipe receba uma resposta do órgão: são dez dias para que o Procon envie a correspondência, dez dias para que a empresa responda e mais dez dias para que haja a postagem da resposta.

De acordo com a coordenadora do Procon, Sandra Lopes Nogueira, esse tempo total de um mês de espera por uma resposta será reduzido a dez dias. “Além da redução do tempo de espera para a solução do problema, já que 80% dos casos que chegam até aqui são resolvidos em fase preliminar, a CIP eletrônica não terá custo de correspondência, já que faremos todo o trâmite pela internet. Também facilita a produção de cópias para a montagem do processo”, explica.

O Procon de Suzano atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Baruel, 126, no Centro. O órgão também recebe denúncias por e-mail pelo endereço eletrônico procon.atendimento@suzano.sp.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 4744-7322 e 4744-7461.

Fonte: Prefeitura de Suzano - 21/08/2013
Foto: Paulino Fernandes

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