Ferraz deverá ir à Brasília tratar sobre Saúde
Ferraz deverá ir à Brasília tratar sobre Saúde
Na reunião realizada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, na manhã desta quarta-feira (25 de setembro), o vice-prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Izidro Neto, confirmou a intenção de o município participar de uma reunião em Brasília, na próxima semana, para tratar sobre políticas públicas relacionadas à Saúde. Representantes da administração ferrazense deverão engrossar a comitiva de prefeitos vinculados à entidade que estarão com técnicos do Ministério da Saúde para trabalhar a instalação, na região, de uma clínica para o tratamento de dependentes químicos.
A confirmação de agenda ocorreu hoje, durante o quarto encontro ordinário promovido pelo Condemat, em sua sede, em Suzano. Acompanhado do chefe de Gabinete de Ferraz, João Roque, dos secretários municipais Antonio Carlos dos Santos Ferreira (Obras) e Carla Fiamini (Comunicação Social) e do adjunto da pasta de Meio Ambiente, Marcos Marcelino, Izidro representou, na oportunidade, o prefeito Acir Filló.
No decorrer dos trabalhos, Almeida disse que o município do qual é gestor deverá ganhar uma clínica de recuperação voltada ao tratamento de usuários de drogas e de álcool. O projeto, que inicialmente seria um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), ganhou novos contornos, segundo o prefeito, e, com o apoio do governo federal, vai se transformar num Centro de Tratamento Regional de Dependentes Químicos. A intenção é que a unidade acolha pacientes de todo o Alto Tietê.
O presidente do Condemat adiantou, inclusive, que a Prefeitura de Guarulhos já encontrou uma área para servir de endereço para o equipamento. Longe da malha central, o terreno tem 20 mil metros quadrados e deverá ter capacidade para até 60 leitos. Tendo em vista a importância da iniciativa, Almeida sugeriu que seja marcada, na próxima semana, uma reunião com técnicos do Ministério da Saúde, para tratar sobre a instalação da clínica, e que o encontro conte com a presença de representantes dos municípios que compõe a entidade.
"É de extrema importância que Ferraz participe dessa discussão, na próxima semana. Seguramente, encaminharemos um ou mais representantes para tratar sobre os programas que já estão em andamento na esfera federal. Poderemos, inclusive, pedir celeridade nos processos. Outra boa notícia é essa possibilidade de o Alto Tietê ganhar um centro de recuperação de drogados, que, não de hoje, é uma lacuna preocupante em nossa região. No que depender de Ferraz, vamos defender com veemência este projeto. É indiscutível que, tudo o que podemos tratar como unidade, por meio do consórcio, ganha mais força", validou Izidro.
Transporte
Ainda durante a reunião do Condemat, foi discutida a importância de os municípios do Alto Tietê estudarem a possibilidade de baixarem o valor das passagens de ônibus e de, principalmente, trabalharem para manter, na medida do possível, os preços "congelados" no próximo ano.
Ainda nesta esteira de discussões, Almeida reforçou que Mobilidade Urbana deve ser motivo de estudos específicos por parte das cidades da região dentro dos próximos meses. O tema, inclusive, será discutido amanhã (26 de setembro), durante reunião no Condemat. O encontro terá início às 9 horas, na sede da entidade, e contará com a participação de Raul Shiguemitsu Sunao, da Empresa Metropolitana de Transportes UrbanoS (EMTU).
Secom/ Ferraz - 25/09/2013
Fotos: Will de Oliver