Parlamento da Romênia aprova execução de centenas de cães de rua

Ativistas pelos direitos dos animais criticam a decisão, enquanto apoiadores alertam sobre perigo de matilhas


Cachorro de rua descansa em caixa de papelão em rua de Bucareste Vadim Ghirda / AP
BUCARESTE - O Parlamento da Romênia aprovou nesta terça-feira a execução de centenas de cachorros de rua capturados na capital do país. A votação, que obteve 226 votos a favor e 23 contra, era tema de polêmica, pois alguns ativistas defendiam os direitos dos animais, enquanto outros alertavam sobre o perigo de matilhas nas ruas.

Nos últimos anos, uma moradora de Bucareste foi morta após ser atacada pelos animais e uma turista japonesa morreu após um cão morder sua perna, atingindo uma artéria vital. Na semana passada, um menino de quatro anos foi severamente ferido por cachorros e não resistiu.

Em razão da polêmica, o prefeito de Bucareste, Sorin Oprescu, havia prometido uma consulta pública no dia 6 de outubro sobre a execução dos animais. No entanto, com a inesperada votação do projeto de lei no Parlamento, Oprescu vai cancelar o plebiscito.

A norma aprovada pelo Legislativo precisa passar pelo presidente e ser publicada em Diário Oficial antes de entrar em vigor. Críticos afirmam que a execução não irá resolver o problema de cães abandonados em Bucareste e que seria necessária uma reeducação pública e a castração de animais para solucionar a crise.

A população de cachorros de rua em Bucareste está em cerca de 64 mil animais, de acordo com a prefeitura. Segundo o hospital local Matei Bals - para doenças infeciosas - 9.760 pessoas foram atendidas só este ano por causa de mordidas de cães. Um quarto das vítimas é de crianças.

Fonte: O Globo - 10/09/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV