Tratamento de varizes e úlceras varicozas na rede básica de saúde completa um mês e atinge 50 atendimentos diários

Com um pouco mais de um mês em funcionamento, o tratamento de varizes com espuma (medicação), na Unidade Básica de Saúde Vereador Welington Lopes, no Jardim América, em Poá, está atendendo cerca de 50 pessoas por dia. O procedimento feito pelo cirurgião vascular Arnaldo Takahama, é rápido e o paciente faz todo o acompanhamento na própria UBS.

O tratamento para varizes e úlceras varicozas é feito na UBS do Jardim América (Foto: Julien Pereira)



Segundo explicou o médico cirurgião vascular, é realizada uma aplicação de espuma, que seria uma medicação nas varizes ou úlceras varicozas. Ainda de acordo com ele, o paciente é avaliado primeiro para saber se ele tem indicação para tal procedimento. “Posso dizer que é um tratamento que traz resultados e muitos pacientes que antes não conseguiam se livrar, por exemplo, das dores, percebem uma grande melhora, na primeira aplicação. Esse procedimento inclusive pode substituir o cirúrgico”, disse.

O cirurgião ressaltou, que o procedimento é rápido e todo o acompanhamento é realizado na Unidade de Saúde, além disso, ele comentou a respeito do já conhecido ambulatório de tratamento de feridas desta unidade. “Com este acréscimo do tratamento para varizes, por meio de aplicação, o atendimento foi ampliado”, afirmou.

A secretária de Saúde do município Claudia Cristina de Deus, frisou que em pouco tempo, o tratamento tem auxiliado muitas pessoas. Para ela, a média de atendimento diário é relevante e a UBS se tornou referência: “É um tratamento realizado por um profissional com o título de especialista em cirurgia vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), e é mais um serviço de saúde que a população poaense pode contar”.

Dados

O cirurgião vascular Arnaldo Takahama informou que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as varizes acometem cinco vezes mais mulheres do que homens, chegando a atingir 60% da população feminina com mais de 50 anos. Estimativas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular apontam que 50% das mulheres e 37% dos homens brasileiros desenvolvem varizes em algum grau.

Secom/ Poá - 10/09/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV