Petmóvel inicia atendimento em Jundiapeba no próximo sábado, dia 5
Petmóvel inicia atendimento em Jundiapeba no próximo sábado, dia 5
Jundiapeba será a primeira região assistida pelo Petmóvel, unidade móvel de esterilização e educação em saúde apresentada nesta segunda-feira (30/9). O atendimento será realizado exclusivamente aos sábados, a partir do próximo dia 5 de outubro, pelo período que for necessário para garantir os atendimentos no local. A implantação do Petmóvel faz parte das ações da Prefeitura de Mogi das Cruzes voltadas para a proteção, o bem-estar e a posse responsável dos animais.Petmóvel foi apresentado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira, no Largo da Feira de Cézar de Souza / Foto: Guilherme Berti |
O secretário adjunto de Saúde, Marcello Cusatis, explicou que Jundiapeba foi escolhido para iniciar os trabalhos devido à grande população de cães e gatos existente no local. “As equipes começarão os atendimentos neste sábado (5/10) e voltarão nos sábados subsequentes para dar continuidade de acordo com as necessidades da comunidade local”, explica. Os animais que serão atendidos no primeiro dia da ação já foram cadastrados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
No evento, Cusatis explicou que a nova unidade móvel de esterilização e educação em saúde será utilizada para facilitar o acesso dos munícipes ao serviço de castração de cães e gatos, hoje realizada apenas na sede no CCZ, que fica na Estrada de Santa Catarina. “Uma queixa da população era a distância do Centro de Controle de Zoonoses para realização das castrações. Foi quando o prefeito Marco Bertaiolli entendeu a situação e autorizou a aquisição do Petmóvel para Mogi das Cruzes, hoje um dos poucos municípios brasileiros a contar com um equipamento desse tipo”, acrescentou Cusatis.
De janeiro a agosto de 2013, foram realizadas 1.254 castrações de cães e gatos no CCZ, o que equivale a uma média de 156 castrações por mês. De forma gradativa, a expectativa com o novo equipamento é dobrar esse número. “Nossa meta é realizar até 300 castrações por mês com o funcionamento do Petmóvel”, informou o secretário adjunto.
A castração é indicada para todos os cães e gatos a partir de 03 meses de idade e pode ser feita em machos e fêmeas. Além de evitar crias indesejadas e incômodos causados no período do cio, a castração garante outras vantagens aos animais como a redução da incidência do câncer de mama e infecções no útero das fêmeas e a redução dos tumores de testículo e próstata nos machos. O procedimento só não é indicado para animais idosos, com sobrepeso ou moléstias infecciosas e parasitárias.
O trailer tem estrutura de alumínio e espaços específicos como sala de tricotomia (retirada de pelos na área de intervenção), sala de cirurgia e sala pós-cirúrgica equipadas com macas, mesas e demais equipamentos necessários para a realização dos procedimentos cirúrgicos. O modelo é um dos poucos existentes atualmente no Brasil e já atraiu a atenção de outros gestores de saúde interessados em conhecer o equipamento para implantação em suas cidades.
Secom/ Mogi - 30/09/2013