Prefeitura de Ferraz apresenta projeto de expansão de mobilidade urbana

Programa tem como objetivo principal requalificar a área central do município, bem como reestruturar os bairros, implementando ações que proporcionem melhor mobilidade de uma forma geral; reunião foi realizada na tarde desta terça-feira (10 de setembro), no Gabinete do prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló



O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, apresentou à Imprensa, na tarde desta terça-feira (10 de setembro), em seu gabinete, o projeto de Expansão de Mobilidade Urbana de Ferraz de Vasconcelos. O programa tem como objetivo principal requalificar a área central do município, bem como reestruturar os bairros, implementando ações que proporcionem melhor mobilidade de uma forma geral. Por meio do deputado federal Arlindo Chinaglia, líder do Governo da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, o projeto que já foi discutido em Brasília agora será apresentado oficialmente ao Ministério das Cidades.

De acordo com o assessor de Chinaglia, Carlos Kubota, o projeto está em conformidade com o que foi discutido na última reunião realizada na capital brasileira, entre Filló e com o vice-prefeito e secretário municipal da Habitação, José Izidro Neto. Depois do encontro ocorrido no gabinete do chefe do Executivo ferrazense na tarde de hoje, Kubota realizou um sobrevoo de helicóptero, para conhecer os pontos que deverão receber as intervenções de expansão.

“Depois de voar sobre a cidade, deu para constatar que o projeto desenvolvido pelos técnicos da Prefeitura de Ferraz ‘casa certinho’, com todo o planejamento e estudos dos governos federal e estadual, principalmente no que se refere ao acesso do município a uma das alças do rodoanel governador ‘Mário Covas’, que está sendo construída em Suzano. É um projeto bem pensado e me surpreendeu positivamente”, destaca o assessor do parlamentar.

Para o prefeito Filló, a finalização do projeto é uma das metas que está sendo cumprida em seu plano de governo à frente da prefeitura ferrazense. Durante o encontro desta terça-feira, o gestor ainda disse que outros mais estão sendo finalizados e serão apresentados aos governos das duas esferas:

“Levamos praticamente quase dez meses para limpar o nome de Ferraz, que estava sujo na praça. Agora, falta pouco para que a nossa cidade possa assinar todos os tipos de convênios para recebermos investimentos pesados no desenvolvimento do município. Estamos avançando e vamos avançar ainda mais com o município estando com o nome limpo, pois irei à Brasília todos os dias para cobrar recursos, caso seja necessário”, garantiu o prefeito.

O projeto totaliza investimentos na ordem de R$ 450 milhões, sendo 95% de recursos do governo federal e 5% de contrapartida da administração municipal. Segundo Kubota, o documento será protocolado no Ministério das Cidades esta semana e o prazo de tramitação, para um posicionamento oficial, sobre o início das primeiras obras:

“Não vejo nenhum problema de conflito legal no projeto, pois, como já disse, tudo está de acordo com o que o governo federal exige, e o que pode demorar mesmo são os prazos legais dos procedimentos licitatórios determinados pela legislação”, salienta o assessor de Chinaglia.

Encontro

Além do assessor do deputado federal Arlindo Chinaglia, acompanharam os trabalhos na tarde desta terça-feira, os secretários municipais Antonio Carlos Ferreira da Silva (Obras), João Matias (Planejamento), Carlos César Alves (Segurança e Mobilidade Urbana) e os adjuntos Miguel Leite (Comunicação Social) e Silas Faria (Planejamento), além da arquiteta Natália Lima, que coordenou a elaboração do projeto.

Secom/ Ferraz - 11/09/2013
Foto: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV